Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Aurélio Michiles filma Segredos do Putumayo. Foto: Amazônia LatitudeAurélio Michiles filma Segredos do Putumayo. Foto: Amazônia Latitude

Segredos do Putumayo aproxima Irlanda da Amazônia

Filme sobre o mítico diplomata irlandês Roger Casement é destaque na 1a. Mostra Online de Cinema Irlandês.

(São Paulo, brpress) – Aurélio Michiles fala de seu novo filme Segredos do Putumayo, sobre o mítico Roger Casement (1864-1916), no XV Symposium of Irish Studies in South America: Virtual Encounters (15o. Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul: Encontros Virtuais), dia 21/09, às 16h. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). 

Diplomata, escritor e precursor na defesa dos direitos humanos, Roger Casement serviu à coroa britânica e à independência irlandesa – o que custou sua vida –, passando pela Amazônia, onde presenciou graves abusos contra indígenas escravizados trabalhando para os barões da borracha. Denunciou as atrocidades em fortes relatos, como mostra o livro Diário da Amazônia de Roger Casement (Edusp).

Colonialismo selvagem

Segredos do Putumayo – que tem estreia mundial no É Tudo Verdade em 03 de outubro –, mostra a importância deste culto irlandês, celebrado por escritores como Joseph Conrad e Mario Vargas Llosa, em diversos capítulos do “colonialismo selvagem” – para o qual trabalhava e do qual acabou sendo um crítico.

Outros filmes com temáticas ligadas à Irlanda podem ser vistos gratuitamente na 1a. Mostra Online de Cinema Irlandês, na SPCine Play, de 17 a 30 de setembro. 

#brpressconteudo #segredosdoputumayo #rogercasement

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate