Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Colin Firth e Nicole Kidman em cena do filme Genius. Foto: DivulgaçãoColin Firth e Nicole Kidman em cena do filme Genius. Foto: Divulgação

Nicole Kidman encontra Thomas Wolfe em Genius

(Berlim, brpress) - Filme mostra encontro do escritor com amante e mecenas vivida pela atriz, em meio a relação tempestuosa com editor ‘descobridor de gênios’. Por Rui Martins.

(Berlim, brpress) – Livros e escritores continuam sendo fontes inspiradoras para a indústria cinematográfica. Essa tendência também poderá ser conferida no próximo Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece em fevereiro. O filme literário Genius, história verídica sobre a disputa entre um grande editor e um de seus famosos escritores, foi selecionado para a competição oficial da Berlinale.

    Genius é o primeiro filme do importante diretor de teatro inglês Michael Grandage  (mais conhecido como ator de séries de TV durante os anos 1990) e tem como tema as relações tempestuosas entre o editor Maxwell Perkins e o escritor Thomas Wolfe, baseando-se para isso numa biografia de sucesso, Max Perkins: Editor de Gênios, de A. Scott Berg. O elenco é dos melhores. Reúne Colin Firth (Maxwell Perkins), Jude Law (Thomas Wolfe),  Nicole Kidman (Aline Bernstein), Guy Pearce (Scott Fitzgerald), Dominic West (Ernest Hemingway) e Laura Linney.

Faro bom

    É importante não confundir, pois existem dois Thomas Wolfe na literatura americana: o segundo nasceu em 1931, ainda é vivo e é conhecido como Tom Wolfe, autor de A Fogueira das Vaidades. O filme, ainda inédito, tem como cenário a editora americana Scribner, criada em 1846, em Nova York, inicialmente voltada para a publicação de livros religiosos presbiterianos. A Scribner tornou-se famosa por ter descoberto os grandes escritores do início do século passado, graças ao faro e à intuição literária de Max Perkins, descobridor de Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, Thomas Wolfe e outros que revolucionaram a literatura americana.

    A direção familiar da editora terminou em 1984, quando foi comprada pela Macmillan.
Foi em 1919 que Perkins – interessado em descobrir novos e jovens talentos – teve acesso ao manuscrito de F. Scott Fitzgerald, rejeitado pelos outros colegas editores. Com enorme tato, Perkins convenceu Scott Fitzgerald a reescrever o romance, obtendo assim a adesão dos demais editores.  Em 1920,  o livro saiu sob o título de Este Lado do Paraíso (This Side of Paradise). Perkins deu apoio ao escritor, instável e alcoólatra, na elaboração e finalização de sua obra-prima, O Grande Gatsby.

    A amizade com Scott Fitzgerald levou Perkins a conhecer Ernest Hemingway que, na época, 1924, era um jovem colaborador da revista Transatlantic Review. Dois anos depois, a editora Scribner lança o primeiro livro de Hemigway, O Sol Também se Levanta. Os enormes sucessos de Adeus às Armas e Por Quem os Sinos Dobram consagraram Max Perkins como “descobridor de talentos”. Perkins não viu a publicação de O Velho e o Mar e nem o Prêmio Nobel de Literatura concedido a Hemingway.

Amante e mecenas

    O filme Genius mostra a tempestuosa relação literária de Perkins com sua outra descoberta: Thomas Wolfe, em 1929. Durante anos, Wolfe tinha sido um simples professor substituto de inglês em Nova York, mas seu encontro numa viagem de navio com Aline Bernstein, vivida por Nicole Kidman, que se tornou sua amante e mecenas, levou-o a se dedicar apenas à literatura.

    Porém Wolfe, cuja influência dizem ser visível em Kerouac e em Philip Roth, tinha um defeito: era prolixo. Quando Perkins leu o primeiro manuscrito seu, rejeitado pelos outros editores, empenhou-se numa árdua tarefa de convencer Wolfe a se tornar conciso. Depois de alguns meses de esforços, Wolfe aceitou cortar nada menos que 90 mil palavras de Look Homeward, Angel. O segundo livro, Of Time and the River, no qual a escrita fluía como numa enxurrada, Perkins precisou usar a tesoura durante dois anos.

    No começo, o escritor agradecia a Perkins tanta orientação e dedicação. Entretanto, Wolfe se revoltou quando Perkins quis cortar alguns capítulos de um novo livro, You Can’t Go Home Again. Houve um processo de Wolfe contra a editora Scribner e o escritor se bandeou para Harper´s. Alguns anos depois, Wolfe voltou a ser amigo de Perkins, nomeando-o seu executor testamentário ao sentir próxima sua morte, com apenas 37 anos, em 1938.

(Rui Martins*/Especial para brpress)

(*) Rui Martins fará a cobertura do 66o. Festival Internacional de Cinema de Berlim , de 10 a 21 de fevereiro de 2016.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate