Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

A Rede Social: tudo indica que filme sobre Facebook vai levar um Oscar.DivulgaçãoA Rede Social: tudo indica que filme sobre Facebook vai levar um Oscar.Divulgação

Oscar 2011: morno e previsível?

(brpress) - Pergunta que será finalmente respondida nesta terça (25/01), às 11h30, quando serão conhecidos os indicados para premiação.
(brpress) – Esta é a pergunta que será finalmente respondida nesta terça-feira (25/01), às 11h30 (horário de Brasília), quando serão conhecidos os indicados para a 83ª cerimônia do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que acontece em 27/02, no tradicional Kodak Theatre. A crítica torce o nariz num dos anos mais pobres do cinema americano, que nem a febre 3D foi capaz de render números maiores de bilheteria: US$ 10,56 bilhões em 2011 contra US$ 10,6 bilhões em 2010.

A aposta mais óbvia de Melhor Filme é em A Rede Social (leia a crítica aqui) , que divide opiniões, depois da vitória massissa no 68º Globo de Ouro, premiação da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, abocanhando quatro dos seis prêmios a que foi indicado (drama, direção, roteiro e trilha). Como no Oscar muitos de seus 6 mil votantes já votaram em outras premiações, há que se considerar o histórico de cada concorrente em importantes premiações como o Bafta (‘Oscar’ britânico) – que deu 14 indicações a O Discurso do Rei (incluindo Melhor Ator para Colin Firth) – e  o espanhol Goya (em que También La Luvia, com Gael Garcia Bernal, venceu Biutiful (com Javier Barden).

Brincadeira
Como concorrentes de A Rede Social, há ainda Cisne Negro, de Darren Aronovsky, um drama psicológico nos bastidores de uma companhia de balé de Nova York, com Natalie Portman – que a Academia adoraria ‘Oscarizar” – e a refilmagem Bravura Indômita, dos irmãos Coen, com Matt Damon e Jeff Bridges. O crítico Amir Labaki observa em sua coluna no site É Tudo Verdade que, se a Academia quisesse mesmo fugir do óbvio com justiça, daria, pela primeira vez na história o Oscar de Melhor Filme e Melhor Animação a Toy Story 3, de Lee Unkrich, “a lírica conclusão da saga animada de Andy, Woody e Buzz Lightyear, a produção de 2010 preferida de Quentin Tarantino e a mais vista no planeta”.

A vasta lista de dez concorrentes ao Oscar de Melhor Filme ainda incluiu127 Horas, de Danny Boyle, Minhas Mães e Meus Pais, de Lisa Cholodenko, A Origem, de Christopher Nolan,  Atração Perigosa, de e com Ben Affleck (leia mais sobre estes filmes nos links abaixo), que tem em Inverno da Alma,  drama familiar deu a Debra Granik o Grande Prêmio do Sundance 2010, forte concorrência, e ainda O Vencedor, com Christian Bale.

Na categoria Melhor Documentários, um pouquinho de Brasil: há chances para Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, sobre o artista plástico brasileito radicado nos EUA, Vik Muniz.

Leia a crítica de Minhas Mães e Meu Pai aqui
Leia mais sobre Atração Perigosa em CINEMA – Filme de Affleck reduz crime . 
Leia a crítica de A Origem aqui .

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate