Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Renato Russo: "Personagem extraordinário"Renato Russo: “Personagem extraordinário”

Rock Brasília: como tudo começou

(Brasília, brpress) - Filme que retrata a história das bandas embrionárias do rock nacional, surgidas na capital federal, abre Festival de Cinema de Brasília.

(Brasília, brpress) – Já exibido com sucesso este ano no Paulínia Festival de Cinema, com direito a debate, o filme Rock Brasília – Era de Ouro – que retrata a história das bandas embrionárias do rock nacional, surgidas na capital federal nos anos 80, como Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude – abre nesta segunda-feira (26/09), em clima rocker, o Festival de Cinema de Brasília.

O documentário ganha um significado maior depois que Os Paralamas do Sucesso abriram, na última sexta (23/09), a quarta edição do Rock in Rio, numa noite nostálgica com os  Titãs que, embora sejam paulistas, engrossam o caldo sonoro pop e tupiniquim, que entrou em ebulição com nomes como Legião Urbana com o fim da ditadura militar. “Essa geração viveu e vivenciou a transição”, diz Vladimir Carvalho.

Naquela época, Vladimir dava aula de documentário no curso de Cinema da Universidade de Brasília (UnB) e estimulava os alunos a documentar tudo. “O que aqueles garotos, filhos de classe média alta, de políticos a diplomatas, faziam era traduzir o anseio por mudanças políticas e sociais”, diz o cineasta – ele mesmo tendo documentado o histórico show da Legião Urbana, no Mané Garrincha, em 1988, que acabou em quebra-quebra.

Para Carvalho, “Renato Russo [tema de outro filme em produção, Somos Tão Jovens] era um personagem extraordinário, que adorava sonetos de Shakespeare”. Rock Brasília tem depoimentos de  alguns familiares dos músicos, como Carminha Manfredini e Carmem Tereza, respectivamente mãe e irmã de Renato; Briquet Lemos, pai de Fê e Fábio Lemos, da banda Capital Inicial, além do guitarrista do Plebe Rude, Philippe Seabra.

Memória cultural

Segundo o diretor, o filme procura falar sobre a potencialidade cultural de Brasília, exponenciada no rock n’ roll. Rock Brasília fecha a trilogia sobre a cidade e a construção de sua identidade, que começou com Conterrâneos e continuou com Barra 68.”Sendo o Brasil um país sem memória cultural, acho bacana que não só a banda do meu irmão como toda uma cultura musical estejam aí de novo”, comentou Carmem Tereza, irmã de Renato Russo, no debate em Paulínia.

A mãe do cantor da Legião Urbana, morto em 11 de outubro de 1996, comentou que cedeu a autorização para o filme por saber da importância cultural dos registros de seu filho, para os fãs e para o Brasil. O pai de Fê e Fábio Lemos, da banda Capital Inicial, Briquet Lemos, ressaltou: “Nós nos contrapomos às tendências que levam famílias a se apoderarem da memória de seus membros, que são pessoas públicas”.

Rock Brasília, que chega ao circuito comercial em 21/10, antecede um longa sobre Raul Seixas, assinado pelo meio-irmão de Vladimir, Walter Carvalho.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate