Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Nate Parker vai a sessão de gala do filme The Birth of a NationNate Parker vai a sessão de gala do filme The Birth of a Nation

Suposto estupro atrapalha O Nascimento de Uma Nação

(Londres, brpress) - Filme estrelado e dirigido por Nate Parker chega ao Festival de Londres em meio à controvérsia sobre crime pelo qual ele foi absolvido. 

(Londres, brpress) – Considerado um dos favoritos ao Oscar 2017, por causa de sua temática  histórica adorada pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, o filme O Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Nation, 2016), exibido no 60o. London Film Festival nesta semana e que está na programação da 40a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,  pode não chegar tão longe.

É que Nate Parker, que dirige e estrela o longa, está às voltas com o fato de ter sido acusado – a absolvido – por um suposto estupro quando ainda estava na faculdade. O caso voltou à tona com a grande publicidade que o filme está obtendo, ainda mais que a suposta vítima suicidou-se em 2012. Parker, que foi a Londres para o lançamento do filme, se recusou a se desculpar pelo ocorrido nos programas 60 Minutes e Good Morning America, campeões de audiência da TV americana, alegando que tudo foi uma fraude. 

Embora tenha sido muito aplaudido no Festival de Sundance este ano, segundo a revista Variety, já existe uma forte campanha contra o filme rolando nos meandros cinematográficos. Segundo a publicação, alguns membros femininos da Academia já disseram que vão boicotar o filme. Para piorar a situação, o roteirista, Jean McGianni Celestin, também foi acusado no mesmo caso e considerado culpado em 1999. Celestin e Parker estudavam na Pennsylvania State University e disseram ter sido vítimas de racismo. 

Bilheteria fraca

Nos EUA, onde O Nascimento de Uma Nação estreou no último final de semana, arrecadando US$ 7.1 milhões – bem menos do que a Fox Searchlight investiu na sua produção (US$ 17.5 milhões) –, o filme corre o risco de ter sua campanha rumo ao Oscar 2017 minada pelo incidente. No Brasil, a estreia em circuito comercial está prevista para 26 de janeiro de 2017. 

Há outros filmes com temática relacionada à história e à cultura negras exibidos no 60o. BFI London Film Festival, que este ano homenageia atores negros com o programa Black Star. Nesse espírito, O Nascimento de Uma Nação é talvez o filme do Festival de Londres que mais vai de encontro ao tema, já que conta a história do escravo Nat Turner que lidera uma rebelião em Southampton, Virginia, em 1831. O título é o mesmo de um filme-referência de D.W. Griffith, de 1915, feito como propaganda da Ku Klux Klan, e foi mantido propositalmente.

Assista ao trailer de O Nascimento de Uma Nação

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate