
The Runaways, o filme
(brpress) - Longa seminal banda de garotas aproxima atrizes Kristen Stewart e Dakota Fanning das hoje cinquentonas Joan Jett e Cherrie Currie, que interpretam respectivamente. Por Eliane Maciel.
(brpress) – Baseado na história da banda de rock formada pelas guitarristas Joan Jett e Lita Ford, pela tecladista Cherrie Currie e a baterista Sandy West, com Joan e Cherrie dividindo os vocais, o filme The Runaways (mesmo nome da banda) é uma das mais esperadas produções de 2010 pelos roqueiros com mais de 40 – ou aqueles que têm conhecimentos enciclopédicos sobre o assunto.
Dirigido também por uma mulher, a italiana estreante em longas Floria Sigismondi – mas com um extenso currículo dedicado ao rock n’ roll como diretora de clipes de artistas como The Cure, White Stripes e Marilyn Manson – a produção estréia em março deste ano, nos EUA. No Brasil, por enquanto e infelizmente, não há data prevista.
Elenco de peso
A história contará com Kristen Stewart (a Bella Swan, de Crepúsculo), no papel de Joan Jett, e Dakota Fanning (a Jane Volturi, também de Crepúsculo), como Cherrie Currie, e narra, desde os primórdios de 1975, a formação de uma das primeiras bandas de rock somente de garotas. As Runaways tinham tanta atitude e eram tão sexualizadas que até hoje chocam.
Sem falar no som: hard rock, quase um protopunk, de primeiríssima grandeza. As meninas não tinham sequer 18 anos. O curioso é que, a princípio, o interesse do então empresário das The Runaways, o músico americano Kim Fowley, era puramente comercial. Mas as garotas acabaram por mostrar que muito mais a oferecer que ser simplesmente uma bandinha feminina e conquistaram uma geração.
Pioneiras
As Runaways estão para as garotas que curtem um som mais pesado e que sempre quiseram ter uma banda como Darwin está para a biologia. Estilo? Sim, elas tinham de sobra. Além do som, destacaram-se também, é claro, pelas performances cheias de atitude, roupas rasgadas e provocantes e letras explicitamente sexuais.
O primeiro sucesso da banda foi a música Cherry Bomb. Prestes a serem imortalizadas também no cinema, as próprias Runaways estão bastante empolgadas com o que viram. Cherrie Currie, hoje com 51 anos, que visitava frequentemente os sets de filmagem, elogiou a performance de Dakota Fanning.
Arrasou
“Vê-la me interpretar foi demais! Já se passaram 30 anos e eu não acredito que isso aconteceu”, disse ao jornal inglês The Guardian. “Eu nem pude digerir isso direito. Ela é tão centrada, enquanto eu naquela idade não era… Ela veio à minha casa em uma tarde e nós cantamos diversas vezes. Dakota arrasou”.
Kristen Stewart também tem encontrado com Joan Jett, produtora-executiva do filme. “Outro dia, atendi o telefone e ouvi aquela voz: ‘Hey, Cherrie…’ Gelei! Disse: ‘Jo, você está na área?’ Mas era Kristen, que caiu na gargalhada. A voz estava igualzinha!”, conta Cherrie, parecendo estar se divertindo tanto – ou quase – como nos tempos das Runaways.
(Eliane Maciel/Especial para brpress)