Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Colin Farrell e Jamie Silves em cena de Triage.media.tiff.netColin Farrell e Jamie Silves em cena de Triage.media.tiff.net

Toda a estupidez da guerra

(Belfast, brpress) - 10o. Belfast Film Festival abre com dramático Triage, novo longa do bósnio Danis Tanovic, com Colin Farrell vivendo fotógrafo assombrado pela violência. Por Juliana Resende.

(Belfast, brpress) – Para abrir a décima (e muito especial) edição do Belfast Film Festival, a produção escolheu um filme sóbrio, nada festivo, assim como pede a história recente da capital da Irlanda do Norte: Triage, novo longa do bósnio Danis Tanovic (Oscar por Terra de Ninguém, 2001).

 O filme é um soco no estômago e, sim, tem a guerra como cenário. Desta vez, sob o olhar do fotógrafo Mark – talvez a melhor performance do irlandês Colin Farrell em toda sua carreira –, celebra a estupidez e o sofrimento impetrado pelos conflitos armados. Triage é baseado no livro de Scott Anderson e mostra o drama de dois profissionais da imagem na guerra civil do Curdistão.

 Nem Farrell nem Tanovic – que ficaram amigos durante as filmagens – vieram a Belfast. Mas certamente ficariam surpresos e felizes ao presenciar o clima de efervescência cultural que vive a cidade, já embebida em mais de 10 anos de processo de paz, depois de três décadas mergulhada numa das mais esdrúxulas guerras civis, na perifeira da próspera Europa ocidental.

Brasileiro

Pois Belfast festeja agora o papel da arte no desenvolvimento da sua cultura e no desenrolar de seus caminhos rumo à não-violência para fins político – mesmo que, vez por outra, bombas insistam em explodir –, com 16 dias de puro “film-feast”, um banquete de filmes. Serão 30 premiéres irlandesas e/ou britânicas dentre 125 sessões com produções de mais de 25 países – incluindo o Brasil, representado por Adrift, de Heitor Dhalia, rodado em Búzios (RJ), com internacional Vincent Cassell no elenco.

 A noite de encerramento terá o novo de Francis Ford Coppola, Tetro, em premiére irlandesa.

Mais informações http://www.belfastfilmfestival.org/2010/downloads/bff2010.pdf

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate