
Vera Cruz produz ‘doc.fic’
(São Paulo, brpress) - Célebre longa brasileiro O Cangaceiro terá toda sua saga contada no filme LB Persona, que começou a ser rodado esta semana.
(São Paulo, brpress) – Produzido pela lendária Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1953, O Cangaceiro é o filme brasileiro mais visto até hoje no mercado internacional, acumulando em torno de 13 milhões de espectadores nas bilheterias de todo o mundo. Só em Paris, o filme ficou dois anos em cartaz. Primeiro longa brasileiro a conquistar um prêmio internacional em Cannes, O Cangaceiro terá agora toda a sua saga contada no “doc.fic” LB Persona, que a Vera Cruz começou a rodar esta semana.
Misturando linguagem documental com imagens ficcionais, o filme promove históricos encontros entre atores, produtores, diretores e técnicos da época. Eles darão depoimentos sobre a Vera Cruz, o filme O Cangaceiro e também sobre a produção brasileira do período.
Como contraponto ficcional, o ator Milton Levy interpreta Lima Barreto e também sua Persona. Levy já atuou nas telenovelas e minisséries O Pecado de Cada Um, Angústia de Amor, Anjo Maldito, Canoa do Bagre, Tiro & Queda, Pícara Sonhadora, Pequena Travessa e Canavial de Paixões, entre outras.
História
Fundada em dezembro de 1949, a Vera Cruz produziu ou co-produziu mais de 40 longas e documentários. Muitos deles adquiriram prestígio nacional e internacional, fazendo hoje parte integrante da história do cinema brasileiro.
Entre seus grandes sucessos estão Caiçara, Ângela, Terra é Sempre Terra, Apassionata, Tico-Tico no Fubá, Sai da Frente, Nadando em Dinheiro, Sinhá Moça, O Cangaceiro, Uma Pulga na Balança, Na Senda do Crime, Candinho e Floradas na Serra.
Os estúdios voltaram a produzir em 2009 com o DVD Hatha Yoga, e agora produz L.B. Persona, o primeiro longa metragem produzido pela Vera Cruz desde Paixão e Sombras, de 1977, de Walter Hugo Khouri.
Mais informações: www.veracruzcinema.com.br