Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Leo DiCaprio e Kate Winslet em cena de Titanic: oscarizado longa volta em 3D. DivulgaçãoLeo DiCaprio e Kate Winslet em cena de Titanic: oscarizado longa volta em 3D. Divulgação

Titanic, o retorno

(Belfast, brpress) - Quando Titanic 3D ganhar às telas, em 13/04, Belfast inaugura o Titanic Quarter – maior projeto de empreendimentos e centro cultural à beira-mar, na Europa.

(Belfast, brpress) – Leonardo DiCaprio não apareceu, mas a festa de relançamento do filme Titanic, agora em 3D, aconteceu com pompa e circunstância no Royal Albert Hall, glamurosa sala de concertos londrina, com a presença atriz inglesa Kate Winslet, o diretor James Cameron e companhia. A première, que aconteceu na última terça-feira (27/03), teve webcast ao vivo, e aproveitou a estreia do seriado Titanic, apesar das críticas negativas na TV britânica.

O relançamento em 3D do longa Titanic – que ganhou 11 Oscar em 1998  e arrecadou mais de US$ 1,8 bilhão em bilheteria no mundo – chega junto com uma efeméride com as dimensões de um dos maiores projetos cinematográticos: a data do naufrágio do navio Titanic, no dia 15 de abril.

É o centenário da tragédia ocorrida com o mitológico e gigantesco navio (cabem quatro Air Bus no casco da embarcação), construído na capital da Irlanda do Norte, Belfast – então um pólo da indústria naval, desde à época da Revolução Industrial.

Titanic Quarter

Quando Titanic 3D ganhar as telas de todo o mundo, em 13/04, Belfast vai inaugurar seu Titanic Quarter – o maior projeto de empreendimentos e centro cultural à beira-mar na Europa. Também serão revelados novos passeios e atrações em Belfast e em outras partes da Grã-Bretanha, além de um novo museu interativo, o Sea City, em Southampton, Inglaterra, de onde o Titanic partiu para a viagem aos EUA que nunca se completou.

O Titanic Quarter é um projeto ligados ao megaevento Olimpíada Cultural, que vai conectar atrações turísticas britânicas, com uma pegada cultural, às Olimpíadas de Londres, que acontecem de 27/07 a 12/08. O museu interativo será um prato cheio para fãs do filme e da fascinante história do navio, até hoje motivo de orgulho e chacota, como objeto-mor da rivalidade entre irlandeses e ingleses.

“Built by Irishmen; sunk by an Englishman”

A frase “Construído por irlandeses; afundado por um inglês” pode ser lida até em camisetas nas lojas de souvenires de Belfast, numa referência aos trabalhadores dos estaleiros da Harland and Wolff – cujos guindastes ainda hoje marcam o skyline da cidade.

História

Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, o Titanic se chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.

Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão a combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 23 nós (43 km/h).

Embarcados

 O Titanic Quarter tem tudo para ser a mais nova joia da coroa britânica – já que a Irlanda do Norte, embora bem longe dos tempos de guerra civil que assolaram a ilha nos anos 70 e 80, segue como sendo parte do Reino Unido. Esta atração singular abrigará tanto exposições permanentes quanto temporárias, com enfoque em diferentes aspectos da história do Titanic. Uma programação de eventos também oferecerá peças de teatro, palestras e shows.

Quanto ao filme, James Cameron fez praticamente um outro Titanic para atingir a excelência pedida pelo formato 3D. O diretor, que revolucionou a história do cinema com Avatar, supervisionou, durante um ano, uma equipe de 300 artistas para que a conversão ficasse à altura de suas exigências: como se Titanic tivesse sido filmado em 3D.

“O 3D enriquece todos os momentos excitantes de Titanic – e os momentos mais emotivos”, diz James Cameron.

Para ter o resultado esperado, todas as cenas foram restauradas quadro a quadro, cristalizadas, tornando-se mais nítidas. Todos os objetos, pessoas e detalhes receberam individualmente a profundidade adequada. Titanic 3D de fato transportará o espectador a uma viagem ainda mais fantástica e comovente. 

#brpressconteudo #titanic #titanicquarter

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate