Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O catador TiãoO catador Tião

Lixão torce pelo Oscar

(Rio de Janeiro, brpress*) - Moradores de Jardim Gramacho, aterro retratado em Lixo Extraordinário, assistem ao filme e à festa neste domingo (27/02), que terá catador Tião.

(Rio de Janeiro, brpress*) – Os moradores de Jardim Gramacho, no município fluminense de Duque de Caxias, vão poder assistir em um telão na praça que tem o nome do bairro a cerimônia de entrega do Oscar neste domingo (27/02). É que  documentário Lixo Extraordinário, que mostra o trabalho realizado pelo artista plástico Vik Muniz com catadores do aterro de Gramacho, o maior da América Latina, é indicado ao prêmio de Melhor Documentário.

    E quem promete brilhar na festa do Oscar é o catador de lixo Sebastião Carlos dos Santos, o Tião.  Ele pode dividir palco do Kodak Theatre com gente como Brad Pitt e Johnny Depp, depois de virar o astro do documentário sobre o poder transformador da arte. Tião começou a catar lixo aos 11 anos com a mãe e, depois de dar uma entrevista ao Globo Repórter, passou a ser conhecido como “filho da xepeira” – o que lhe causava certo constrangimento até virar “muso” de Vik Muniz.

    O artista pintou um quadro inspirado na obra Marat Assassinado, de Jacques Louis David (1748-1825), cuja pose de Tião nesta foto ao lado, por sua vez, lembra muito a pintura. O quadro foi vendido por US$ 100 mil num leilão em Londres e, com o dinheiro, Tião iniciou uma associação de catadores do lixão, presidida por ele.

    Creditado como dirigido somente por Lucy Walker, Lixo Extraordinário é uma coprodução de Brasil e Inglaterra e tem mais da metade das cenas editadas pelo brasileiro João Jardim. Sua presença na cerimônia do Oscar não é tão garantida quanto a do carismático catador.

Filme e festa

    Antes da cerimônia, será exibido no telão o documentário candidato ao prêmio no Jardim Gramacho. Haverá também um show do AfroSamba. A exibição do filme e da festa do Oscar fazem parte do evento Aldeia da Cidadania, realizado por Furnas a pedido do Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, que é assessorado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

    Os catadores, maioria da população de Gramacho, estão em litígio com a prefeitura de Duque de Caxias, que promete desativar o aterro em 2012 e criar um fundo de R$ 1,2 mihão para recolocação destes trabalhadores no mercado de trabalho. O futuro é incerto mas hoje a noite é deles.

    Tião e um grupo de outros trabalhadores do enorme lixão só vieram à tona por meio do trabalho de Vik Muniz, que lança uma luz sobre uma atividade que a sociedade preferiria ignorar: o destino do lixo produzido por ela mesma.
 
(*) Com informações de Augusto Gazir, do Ibase.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate