
Filmes para ver e ouvir
(São Paulo, brpress) - Começa nesta quinta (18/03), o In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, com verdadeiras preciosidades audiovisuais.
(São Paulo, brpress) – Começa nesta quinta (18/03), o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que vai até 28/03 de março em São Paulo e parte para o Rio de 02 a 08/04. A programação de 2010 – com mais de 70 filmes nacionais e internacionais, dos quais 60 são inéditos no circuito comercial – transita por diversos estilos musicais que vão desde o rap até o rock passando pelo jazz , música clássica e outros ritmos. São verdadeiras preciosidades audiovisuais.
Palestina e soul
Entre os destaques, estão o filme SlingShot Hip Hop, que traça a história do hip hop palestino desde a década de 1990, como a voz de uma nova geração que usa a música como alternativa de resistência na luta entre Israel e Palestina. Um filme comovente e cheio de grooves.
Still Bill conta a história do soulman mais cool dos anos 70, Bill Withers. Autor de canções tão emblemáticas com Ain’t No Sunshine e Who’s She, este bem sucedido músico decide largar tudo e voltar para casa com sua família e esquecer o showbis. Ele conta o porque de tudo, isso enquanto curte sua vida de cidadão comúm.
Cash e Corbjin
São imperdívies a belíssima aventura da Filarmônica de Berlim pelo Oriente no filme Trip To Asia, os documentários sobre Jonnhy Cash, os bastidores de Woodstock, o superfotógrafo pop Anton Corbjin, o show inédito do Led Zeppelin, entre outros destaques da programação internacional.
Entre os filmes nacionais, o destaque fica para o documentário sobre a trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência em Dzi Croquettes. Há ainda filmes sobre a banda-fenômeno Mamonas Assassinas ; o impacto da música brasileira no mundo em Beyond Ipanema; a turnê do Seu Jorge no documentário América Brasil; e o filme sobre o travesti Claudia Wonder, que liderou uma banda de punk Rock em Meu Amigo Cláudia.
Shows e debates
Na retrospectiva nacional, o festival traz um registro histórico de Solano Ribeiro, com o documentário de um dos grupos mais importantes da música brasileira, os Novos Baianos. Vale também assistir a Brega S/A, João Donato, L.A.P.A, Lenine, SP Underground, Fita Mixada e Herbert de Perto.
Além das exibições, o festival traz debates e shows após algumas sessões. O convidado desta edição é o espanhol José Sánchez-Montes, diretor do filme sobre a vida do cantor cubano Bola de Nieve e de filmes que mostram as novas caras do flamenco.
Em SP, o evento acontece nas salas do MIS, Cine Olido, Cinesesc, HSBC Belas Artes, Matilha Cultural, Auditório Ibirapuera e Instituto Cervantes.
Ingressos de R$ 1 a R$ 12,00 e sessões com entrada gratuita.