
De acordo com o planejado
(Moscou, brpress) – Caso os planos da Suíça dêem certo, a seleção brasileira, mesmo triunfando sobre a Sérvia, poderá ser a segunda colocada. Por Márcio Bernardes.
(Moscou, brpress) – Wladimir Petkovic planejou com competência a participação da Suíça nesta primeira fase da Copa do Mundo. Sua equipe não poderia perder o primeiro jogo justamente contra um dos favoritos da competição. E não perdeu. Depois tinha de ganhar da Sérvia. Conseguiu uma virada espetacular no final do jogo. E agora a missão será golear a Costa Rica. Assim, passa para as oitavas de final como primeiro do grupo.
Tudo isso foi pensado na hipótese de o Brasil ganhar da Costa Rica e Sérvia. Os jogos desta quarta-feira (27/06) serão no mesmo horário. Teoricamente, o Brasil deve sofrer mais para ganhar da Sérvia. E a Suíça é a favorita diante da desclassificada e desmotivada Costa Rica.
Filme parecido
Acompanhei de perto um filme parecido na Copa de 1978. Na última rodada da segunda fase do Mundial, que tinha outro modelo de disputa, o Brasil precisava vencer a Polônia e a Argentina tinha de golear o Peru. E foi exatamente o que aconteceu. Em Rosário, os argentinos foram impiedosos e ganharam de 6 x 0. O goleiro Quiroga até hoje é acusado de ter se vendido. Por saldo de gols, a seleção brasileira foi eliminada e os argentinos seguiram adiante. Depois, foram campeões do mundo.
Aqui na Rússia, se os planos da Suíça derem certo, a seleção brasileira, mesmo triunfando sobre a Sérvia, poderá ser a segunda colocada. E não se sabe até agora se enfrentará mesmo a Alemanha. No grupo, o México está bambambã com duas vitórias e tudo encaminhado para ser o primeiro do grupo. E dessa forma iria enfrentar o Brasil, repito, se os planos suíços se confirmarem.
Todos sofremos muito contra a Costa Rica. Foi difícil “furar o bolo” daquela retranca. E eu aconselho que você prepare o coração na última rodada do Grupo E.
Os ventos mudaram
As emissoras de televisão da Rússia mostram diversos filmes publicitários tendo Messi como protagonista. O argentino chegou aqui com a bola toda. Mas quem deverá sair com mais um título de melhor do mundo é Cristiano Ronaldo. Sua atuação até agora por Portugal encanta a todos que gostam de futebol.
Enquanto isso, Messi, que fez aniversário recentemente, está entre a cruz e a espada.
(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e cinco Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress.