Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mochilas não devem pesar mais que 10% do peso corporal.DivulgaçãoMochilas não devem pesar mais que 10% do peso corporal.Divulgação

Mochila pesada é burrice

(brpress) – Má postura e artrose precoce estão entre os problemas provocados pelo excesso de peso nas costas

(brpress) – Dados da Org

anização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna e isto pode estar relacionado ao peso da mochila carregada na época escolar. É preciso ficar atento a quantidade de peso carregada nas costas, especialmente na juventude.
    O excesso pode provocar, além de dores,  conseqüências irreversíveis em longo prazo para crianças como, escoliose idiopática infantil (mesmo sendo congênita pode ser agravada por maus hábitos), cifose, hiperlordose da coluna lombar, artrose precoce e má postura.
Escolha 

De acordo com o educador físico da Body Systems Latin America, Sandro Costa, “as características posturais de cada indivíduo” ajudam a escolher a melhor opção de mochila. “No primeiro sinal de desconforto na coluna, o ideal é trocar o peso carregado nas costas pela opção das rodinhas e vice versa”, acrescenta.

Para crianças o mais indicado são as mochilas de rodinhas, fáceis de manusear e sem peso para a coluna. Porém, o especialista alerta sobre alguns cuidados com a altura da alça. “A criança não pode curvar a coluna para alcançá-la, pois isso sobrecarrega o quadril e joelhos, o que pode causar inflamações e dores”, afirma Costa.

Dica

No caso de utilizar a mochila tradicional é preciso que esta tenha tamanho correto para ajustar-se bem à coluna. “O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 cm abaixo da região da cintura da criança”, diz o especialista. Além disso, a dica é não carregar mais que 10% do peso corporal.
 
Já para os adolescentes – que costumam optar pela mochila grande – é recomendável evitar o excesso de peso. O material deve ser bem distribuído dentro da mochila e não pode ficar solto. “Isso provoca movimentos de desequilíbrio e sobrecarga de impacto”, explica Costa.

As alças devem ser bem acolchoadas e, carregar a mochila em apenas um dos ombros deve ser evitado. Levar uma parte do material escolar nas mãos ajuda a diminuir o peso e alivia a tensão nas costas.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate