Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Catadora Aline Sousa coloca faixa presidencial em Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Agência BrasilCatadora Aline Sousa coloca faixa presidencial em Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Coube à catadora colocar faixa presidencial em Lula

Aline Sousa preencheu lacuna na história do Brasil: a participação direta do povo na cerimônia de posse de um presidente.

(brpress) – A ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice Hamilton Mourão na entrega da faixa presidencial ao presidente eleito pela terceira vez, Luiz Inácio Lulada Silva, preencheu uma lacuna na história do Brasil: a participação direta do povo na cerimônia de posse. A performance do rito democrático coube à catadora de materiais recicláveis Aline Sousa da Silva, mulher negra de 33 anos. 

Aline também é presidente – e a primeira mulher –a da Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). foEli articuladora do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, e é uma liderança do Movimento de Mulheres Catadoras no Distrito Federal. Ela representa a terceira geração de profissionais da reciclagem de sua família – realidade retratada no filme Lixo Exaordinário, de Vik Muniz, indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Um perfil de Aline Sousa, escrito pelo jornalista Jeferson de Sousa, para o livro Recicladores de Sonhos (Rede Educare), revela mais sobre a catadora: até os 14 Aline vendeu doces nas paradas e semáforos de Brasília. Aos 16 foi ajudar a avó, que na época recolhia material reciclável em uma carroça. Em 2007, aos 18 anos, entrou para a cooperativa Reciclo.

Além de administrar a central de cooperativas, Aline ainda tem de dar atenção aos sete filhos (seis homens e uma mulher) e sonha em se formar como advogada especializada em direito ambiental.

Incentivos fiscais

No final de seu segundo mandato, em dezembro de 2010, Lula assinou uma medida provisória garantindo incentivos fiscais para empregadores que comprarem material reciclado de cooperativas de catadores de papel. 

“Essas pessoas aprenderam a ter consciência, a entender que também têm seus direitos, aprenderam a andar de cabeça erguida porque catar papel não pode ser vergonha. Morador de rua não é caso de polícia, mas de políticas públicas”, disse.o presidente, ao participar da cerimônia de Natal dos catadores de papel e moradores de rua de São Paulo. Lula afirmou ainda que tinha orgulho de ter tratado a categoria com o mesmo respeito com que tem tratado outros profissionais. 

Além da retórica e do simbólico ato de Aline ter colocando a faixa em Lula, os 59.563.912 eleitores (50,83% dos votos válidos) que o elegeram mais de que nunca esperam políticas públicas que resultem em justiça social – condição sine qua non para o desenvolvimento do Brasil.

#brpressconteudo #conteudoqueconecta #posselula #catadora #catadores #reciclagem #AlineSousa #Lula

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate