Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Férias? Biscoito de Chuva neles

(brpress) - Que criança entediada com os chuviscos nas férias não se sente atraída por colocar, literalmente, a mão na massa? Por Angélica Campos.

Angélica Campos*/brpress

(brpress) – Finalmente, férias!
As crianças presas em casa, aquela chuvinha insistente caindo lá fora, o estoque de pipoca esgotado e, bom lembrar, o forno de microondas ainda nem existia, e a internet, para o bem ou para o mal, ainda não dava conta de manter inertes frente à telinha aquela criançada ávida por distração e novidades.

    No meio da tarde, os pequenos estômagos infantis (e outros nem tanto) já solicitavam novos estímulos gastronômicos. Avós, mães, tias e agregadas, também de “férias”, se viravam como podiam, e eis que algum anjo caído do céu lembrou que quem tem farinha, alguns ovos, açúcar e um pedaço de queijo (e que cozinha mineira não tem isso?) está com tudo e não está prosa: Biscoitos de  Chuva nos “sem escola”!

    Descartadas  outras propostas menos tentadoras,  a de chamar os “rebeldes sem escola” pra cozinha para aprender e executar uma receita nova era um sucesso absoluto, e funcionava por agregar, num só ato (de civilidade, diga-se!) os aspectos da diversão criativa (que criança não se sente atraída por colocar, literalmente, a mão na massa?) e a comidinha gostosa “fui eu mesmo quem fiz”.

    Em tempo: a bagunça na cozinha, no final, também pode ser transformada em ato educação cívica e ecológica, quando todos os envolvidos, sem distinção de sexo, raça ou gulodice, se unem pra deixar tudo limpinho.

    Não é um bom programa para esse verão chuvoso demais da conta?

    Vamos, então, aos benditos biscoitos destas férias chuvosas…

Receita de Biscoito de Chuva

Ingredientes:

2 pires de farinha de trigo
1 pires (raso) de açúcar
1 pires (cheio) de queijo ralado
2 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
água filtrada  (meio copo) em temperatura ambiente
sal a gosto ( uma colher de chá rasa, aproximadamente)

Modo de fazer:

Misturar o sal na água. Reservar. Colocar os ingredientes secos numa tijela, os ovos inteiros no centro. Incoporar tudo suavemente  e ir despejando, aos poucos, a água, amassando bem até atingir a consistência de enrolar (quando não gruda nos dedos).

Deixar descansar por meia hora e fritar em óleo quente, em pequenas porções, espalhadas depois sobre papel absorvente.

Servir em seguida, passado ou não em açúcar com canela.

PS – 1. A fritura, obviamente, fica por conta de um adulto.
         2. A receita pode ser dobrada se os “clientes” forem em número maior que 6.

(*) Angélica Campos resgata, com habilidade de historiadora, lembranças, tradições e “causos” envolvendo receitas familiares, regados a informações históricas sobre as comidas. Fale com ela pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate