Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Terapia musical alegra pacientes

(brpress) - Ouvir música pode proporcionar bem estar a portadores de câncer em estágio avançado e seus familiares, de acordo com estudo.

(brpress) – Ouvir música pode proporcionar bem estar a portadores de câncer em estágio avançado e seus familiares. Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, chegaram a esse resultado depois de acompanharem duas pacientes com câncer colorretal durante dois meses.

O estudo, de autoria da doutora em enfermagem Catarina Aparecida Sales e equipe, foi publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP e aponta que a música pode ser considerada uma aliada para proporcionar não só ao paciente, mas também aos familiares, a possibilidade de alguns momentos de relaxamento.

A pesquisa envolveu sete familiares de duas mulheres com tumores malignos, que já eram assistidos há cerca de um ano pelo projeto de extensão Cuidados Paliativos à Pessoa com Câncer e sua Família, do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes responderam a questionários e tiveram suas reações observadas durante oito visitas com atividades musicais.

Trilha sonora

Segundo os pesquisadores, as duas famílias relataram que as doentes se encontraram mais bem dispostas e alegres depois do incentivo a ouvir música. Ainda de acordo com o artigo, participar da escolha do repertório permite ainda mais entusiasmo, porque reflete na pessoa a sua própria identidade e cria memória de sentimentos ligados aos eventos importantes da vida.

A explicação para o resultado positivo pode ser devido ao fato de a música proporcionar momentos de alegria e emoção, fazendo com que a angústia relacionada à doença ceda espaço ao entretenimento. “Diante da experiência significativa vivenciada, reiteramos a importância da música no cuidado à terminalidade da vida, pois vislumbramos ser possível a humanização do cuidado através dela, por contemplar os preceitos filosóficos e humanísticos dos cuidados paliativos”, avalia a pesquisadora.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo é a assistência dada por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente portador de alguma doença crônica em estágio bastante avançado. O tratamento paliativo se dá por meio da prevenção e alívio do sofrimento, controle da dor e demais sintomas físicos, sociais e psicológicos.

Embora os resultados encontrados sejam relevantes, os pesquisadores destacam a necessidade do desenvolvimento de outras pesquisas, envolvendo número maior de pacientes e famílias.

(*) Com informações da Agência Notisa.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate