Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Moicanos na Kings Rd.Moicanos na Kings Rd.

Punk faz 40 anos em 2016

(Londres, brpress) - Evento Punk.London conta história do movimento por meio da arte, design, cinema, moda, literatura, fotografia e, claro, música.

(Londres, brpress) – O movimento punk, quem diria, celebra seu 40º aniversário em 2016. E para comemorar desde seus momentos históricos até as influências atuais, diversas organizações culturais de Londres contarão a história do movimento por meio da arte, design, cinema, moda, literatura, fotografia e, claro, música por meio do evento Punk.London.

    As celebrações transcendem os três acordes e abrangem toda a simbologia e arquétipo de um fenômeno que desafiou o status quo e provocou indignação, além de muita atitude. O ‘do it yourself’ (“faça você mesmo”) que impregnou a política e a sociedade a partir dos anos 70 continua a ser fundamental para a identidade londrina – e dos jovens em todo o mundo, com o advento da globalização.

    Por isso, o mote do Punk.London é extrair muito do minimalista espírito punk, Londres será palco, ao longo do ano, de eventos, shows, exposições, apresentações e filmes que celebram o movimento que não tinha nenhuma pretensão de mudar o mundo – mas mudou.

    O punk contaminou o establishment e nenhum lugar como seu berço – Londres – soube se apropriar tão bem desse legado. O tour de force das celebrações destas quatro décadas de cabelo moicano conta instituições como Conselho Britânico da Moda, Instituto Britânico de Cinema, Biblioteca Britânica, Museu do Design, Doc’n Roll Films, Instituto de Artes Contemporâneas, Live Nation Merchandise, Museu de Londres, Galeria dos Fotógrafos, PYMCA, Premier PR e On|Off, Rough Trade, Roundhouse e Universal Music.

    Quer mais? Então segura a agenda do Punk.London. Os eventos incluem o fim de semana de celebração punk dos 40 anos da Roundhouse sobre quando os Sex Pistols e The Clash invadiram o camarim dos Ramones e mudaram a música pop para sempre. Outros destaques são o ciclo de filmes de Don Lett sobre a diversidade do punk; a Biblioteca Britânica exibindo o maior arquivo de fanzines punk do mundo; shows exclusivos da gravadora Rough Trade e até uma festa de encerramento com temática punk no Museu do Design.

    Segue a programação completa do Punk.London:

Doc´n Roll Films apresenta Sounds of London: março
Como parte de uma temporada de exame cinematográfico da história musical da capital, o programa Sounds of London apresenta palestras com bate-papo sobre algumas figuras centrais do punk, assim como a estreia mundial de HereTo Be Heard: The Story of the Slits.

A Chunk of Punk – Fotos do Rockarchive, na Barbican Music Library: 2 de março a 28 de abril
A fundadora da Rockarchive e famosa fotógrafa musical, Jill Furmanovsky, abre seus arquivos para compartilhar sua coleção inédita de imagens punk anárquicas. Ela mostra Buzzocks, The Clash, Sex Pistols e muitos outros. A Chunk of Punk é uma celebração fotográfica da cultura subversiva dos anos 1970. Punk is not (f*ckin’) dead!

40 anos da Rough Trade em lojas e espaços para shows: março a outubro
Aberta em 1976, a Rough Trade tornou-se uma verdadeira pedra fundamental do punk: loja, gravadora, selo musical, distribuidora independente, um local de encontro radical e muito mais. Em honra ao aniversário de 40 anos, ela sediará vários eventos colaborativos, celebrando a camaradagem participativa do empreendimento e do espírito punk original. Do it yourselves!

Dennis Morris: PiL – Primeiro lançamento do Metal Box, no ICA: 22 de março a 17 de maio
Como designer do emblemático logotipo para o Public Image Ltd, o PiL, assim como de seu primeiro single e álbum, o seminal Metal Box, Dennis Morris apresenta outras punkices que fez com o grupo do ex-Sex Pistol Johnny Lydon, entre 1978 e 1979.

Tattoo London, no Museu de Londres: até 8 de maio
Sinta na pele o que é ser um dos melhores tatuadores da capital e veja os desenhos de tatuagem especiais inspirados em Londres.

Punk 1976-1978, na Biblioteca Britânica: 13 de maio a 19 de setembro
Esta exposição gratuita começa com o impacto dos Sex Pistols em 1976 e explora os primórdios do punk na capital inglesa, revelando como sua influência permeou a música pop, a moda e as artes gráficas. Mostrando diversos fanzines, folhetos, gravações e capas de discos das coleções da Biblioteca Britânica juntamente com material raro do Jon Savage Archive, da John Moores University, Liverpool. Punk 1976-78 celebrará a influência duradoura do punk como movimento radical no âmbito musical, artístico e político.

Festival Literário de Stoke Newington: 3 a 5 de junho
O festival abrigará diversos eventos apresentando alguns dos escritores e críticos culturais mais influentes da Grã-Bretanha. Além de observar o papel do bairro de Hackney no nascimento do movimento punk (Malcom McLaren e Sid Vicious cresceram na região de Stoke Newington), vai explorar a relação entre o punk, o reggae e o ska, e como ele influenciou – e continua a influenciar – a moda, os filmes, o design e a política, muito além de seus breves, porém, incendiários anos sob os holofotes.

Exposição sobre a moda punk durante a London Collections: Men: 10 a 13 de junho
A Semana de Moda Masculina londrina, London Collections: Men, celebrará o punk com uma exposição que apresenta a moda contemporânea punk, além de vários exemplos da forma como ele influenciou a moda nos últimos 40 anos. Todas as revistas, da i-D à Dazed, devem ao menos algo para o jovem terremoto punk, enquanto sua influência pode ser vista em toda a parte: da Vogue à Vice e em coleções de Alexander McQueen a Katie Eary.

Exposição punk no Museu de Londres: junho e julho
Acontecerá no Show Space, a área de exposições temáticas do Museum of London esta exposição de roupas, fanzines, fotografias e objetos se concentrará no cotidiano, destacando a expressão cultural que veio a definir o punk no dia a dia. O museu trabalhará com os alunos da Central Saint Martin para descobrir objetos punks remanescentes a serem acrescentados ao acervo existente.

Evento Punk Weekender, na Galeria dos Fotógrafos: 23 a 26 de junho
O Punk Weekender compreende uma exposição de imagens emblemáticas dos fotógrafos Derek Rudgers, Anita Corbin e do arquivo do PYMCA, além de um show exclusivo da lenda punk The Raincoats. Também haverá palestras e eventos celebrando a espontaneidade, o espírito e a diversidade da cultura punk e sua presença no Soho.

Punk Fest, no Museu do Design: 25 e 26 de junho
Com essa instituição fechando as portas em 2016, não poderia haver melhor maneira de encerrar que com dois dias de ruptura criativa, celebrando um dos movimentos de design mais característicos de Londres, com workshops sobre a confecção de fanzines, música, palestras e outros eventos formando um último fim de semana perfeito para o museu.

Punk Weekender, no Roundhouse: 9 e 10 de julho
Quase 40 anos após os Ramones fazerem seu show histórico na Roundhouse, haverá dois dias de música e spoken words inspiradas e baseadas na vitalidade e energia punk. Desfrute de poesia, prosa e da programação musical celebrando o legado e a contínua influência do punk, inclusive um dia sobre Mulheres no Punk em parceria com a Biblioteca Britânica.

Don Letts apresenta o Punk em Filmes, no BFI Southbank: agosto
Durante todo o mês de agosto, o BFI Southbank sediará um ciclo de filmes com curadoria do cineasta, DJ e músico Don Letts. O ciclo chamará a atenção à diversidade do movimento punk por meio de vários documentários e gravações de arquivo, além do evento especial African Odisseys enfatizando o cruzamento com o cenário musical jamaicano e punk, que resultou no ska. Com contribuições de críticos importantes e uma seleção incrível de filmes, alguns raramente vistos nas telas de cinema, a temporada punk no BFI Southbank será um dos destaques nas celebrações do punk em Londres. A programação completa do ciclo será anunciada na primavera.

Acompanhe a celebração no decorrer do ano em no site Punk.London e com a hashtag

E veja algumas fotos no Facebook da mostra A Chunk of Punk, no Barbican Centre, em Londres.

Comentários

Publicar Comentário