Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Akram Khan: grande nome da dança contemporânea britânica no Big Dance. Foto: carolinejestaz2.yolasite.comAkram Khan: grande nome da dança contemporânea britânica no Big Dance. Foto: carolinejestaz2.yolasite.com

Akram Khan coreografa Big Dance

(Londres, brpress) - Bailarino britânico de origem paquistanesa vai dançar com milhares de pessoas na abertura do maior evento de dança do mundo.

(Londres, brpress) – Nesta quinta-feira (30/06), acontece a apresentação, em plena Trafalgar Square, do maior projeto de dança do Reino Unido, senão do mundo: o Big Dance Festival. Para se ter uma ideia da magnitude do evento, cerca de 40 mil pessoas de todo o mundo participaram do Big Dance Pledge, que deu a largada para o  festival, em maio. O Big Dance 2016 terá direção do coreógrafo Akram Khan, um dos nomes mais badalados da dança contemporânea britânica.

Britânico filho de imigrantes paquistaneses, Akram Khan veio ao Brasil em 2015, quando abriu com o arrebatador espetáculo Torobaka, com o bailarino espanhol Israel Galván, o Festival O Boticário na Dança, em São Paulo. Ele vai dançar na Trafalgar Square, acompanhado de representantes de comunidades de todo o Reino Unido, América Latina, Europa, Austrália, Estado Unidos, África e até de países do extremo leste do planeta.

Nomes fortes 

O Big Dance é considerado um dos pontos altos para a dança no verão britânico. A escolha de Khan como coreógrafo foi, sem dúvida, um acerto da prefeitura de Londres, que promove o evento com o Sadler’s Wells – teatro londrino dedicado exclusivamente ao fomento e a espetáculos de dança. O evento tem como embaixadora a bailarina britânica Darcey Bussel, grande nome da dança clássica, que também estará dançando na apresentação. 

O espetáculo na Trafagal Square será uma prévia da abertura do Big Dance Festival, que acontece no sábado (02/07), em que a prefeitura de Londres e a ONG People Dancing convida mais de mil londrinos com 16 anos ou mais para dançar sob a batuta de Akram Khan. O coreógrafo transformou a dança clássica indiana, unindo-a às mais diversas influências, da dança japonesa a Michael Jackson, seu ídolo na adolescência. E, ao longo de sua carreira, incorporou outras referências, como os cineastas cult Stanley Kubrick e David Lynch.

Não por ter o mesmo sobrenome e a mesma origem étnica de Akram Khan, o novo prefeito de Londres, Sadiq Khan já viu parte do espetáculo e ficou impressionado. “Está ainda mais claro porque apoiar a indústria criativa londrina é uma das prioridades. A dança tem um papel agregador fundamental no vasto cardápio cultural que a cidade oferece. Fiquei encantado com a oportunidade de ver Akram Khan dançando e criando para milhares de londrinos e gente de todo o mundo”.  

Audiovisual

O Channel 4 foi comissionado para fazer cinco curtas de dança em parceria com o Big Dance. O objetivo é estimular novas e criativas colaborações entre profissionais de dança e do audiovisual. “A série Big Dance Shorts é uma oportunidade rara de capturar a essência da dança por meio do cinema – e também de unir a mágica destas duas artes”, disse Jacqueline Rose, diretora do Big Dance.

Os filmes poderão ser vistos nos cinemas britânicos como parte da Big Dance Week, de 02 a 10 de julho. O festival vai até setembro de 2016.

Leia mais sobre Akram Khan aqui.

Assista a um trecho do espetáculo Until the Lions, o mais recente da Akram Khan Company:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate