Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tadashi EndoTadashi Endo

Mestre do butô entre vida e morte

(brpress) - Tadashi Endo mescla filosofia, poesia e performance no solo Ikiru, com apresentações em São Paulo (11 a 13/03) e Rio (17 a 20/03). Por Lucianno Maza.

(brpress) – Tadashi Endo é o mestre da dança-teatro japonesa moderna de maior expressividade no mundo desde o falecimento de seu parceiro, o ícone Kazuo Ohno – percursor do butô, na sequência de seu criador Tatsumi Hijikata. Dessa vez, Endo traz o novo espetáculo Ikiru a São Paulo (11 a 13/03) e Rio (17 a 20/03).

Filosofia, poesia e performance se misturam nessa dança que trabalha o binômio vida e morte expressado de forma intensa e surrealista, e representa a tensão entre o masculino e feminino e o movimento eterno entre ambos. Mais difundido no mundo a partir dos anos 1970, o butô teve em Endo um dos grandes responsáveis por levar  a arte e sua linguagem Butoh-Ma para países da Europa (ele vive na Alemanha) e também das Américas, incluindo o Brasil, onde esteve presente em diversas ocasiões desde 2002 e mantém laços artísticos com o grupo teatral Lume, de Campinas (SP).

Réquiem para Pina

    O solo Ikiru, que em português quer dizer vida, celebra justamente sua brevidade e homenageia mestres da dança que morreram, em especial a coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009). É interessante que Endo, responsável pela popularização do estilo oriental, encontre agora Bausch, que foi a maior criadora do tanztheater (dança-teatro) ocidental, numa intertextualidade de suas obras criativas.

“É triste perceber que os artistas que influenciaram meu trabalho, de repente, se foram – para sempre. Porém, isso também me faz forte. Quando assisti a Pina Bausch em Café Müller, cega e incerta, fraca mas forte para ultrapassar todas as barreiras (cadeiras do cenário) com o desejo imperturbável de alcançar sua meta, fiquei tão impressionado!”, diz o coreógrafo e bailarino japonês. “Nunca me esqueço dessa cena.”

Endo explica que “neste momento, tenho de me tornar muito mais forte do que antes. Tenho a sensação de que tenho que trabalhar muito mais. Ir mais fundo.”

Apreciar, em vida, a arte de Tadashi Endo é uma oportunidade preciosa.

Apresentações em São Paulo:
11 a 13/03
Sexta, às 21h, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Ingressos: R$ 4,00.
Teatro da Dança – Avenida Ipiranga, 344, subsolo (Edifício Itália); (11) 2189-2555

Apresentações no Rio de Janeiro:
17 a 20/03

Quinta a domingo, às 19h30.
Ingressos: R$10,00
Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues – Avenida Chile, 230, anexo; (21) 2262-8152


(Lucianno Maza / Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate