Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Camilla PupaCamilla Pupa

PiraproDança oferece curso grátis

(Piracicaba/SP, brpress) - São 48 vagas gratuitas a bailarinos profissionais ou amadores interessados em formação intensiva.

(Piracicaba/SP, brpress) – Bailarinos profissionais, amadores ou em fase de estudos podem se inscrever para a etapa de formação intensiva do PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba), que oferece gratuitamente 48 vagas a estudantes do estado de São Paulo. Ficha de inscrição e regulamento podem ser acessados no site oficial (www.piraprodanca.com.br), com envio de material até 30/09.

    O programa, sob o patrocínio da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba e da Associação Cultural Arte Garapa, terá como docentes importantes profissionais da dança: Ady Addor, Nielson Soares, Alfredo Ligabue, Eduardo Bonnis, Marcela Benvegnu, Luciano Henrique e Cintia Pinotti.

    Os encontros acontecerão entre outubro e dezembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, e a etapa intensiva está dividida em quatro blocos, cinco palestras e espetáculos, totalizando 15 dias e 120 horas. Ao final de cada bloco, os alunos apresentam um espetáculo aberto ao público. Serão entregues certificados aos presentes em 75% da programação.

Experiência e imersão

     Camilla Pupa, maitre de ballet, assina a direção artística do PiraproDança. Ela diz que o programa propõe aos estudantes a vivência em uma companhia profissional. “As aulas fogem do formato convencional e permitem entender a rotina atrás das coxias. É uma verdadeira imersão na dança”, destaca.

    De acordo com Camilla, a ideia é atrair alunos de todo o estado. Por isso, a programação acontece em feriados prolongados, para não interferir na rotina das academias. “Nossa proposta é desenvolver o movimento expressivo potencial dos participantes e instigar capacidades de construção e improviso, além de aguçar o olhar do bailarino à pluralidade de linguagens e possibilidades”, completa.

    Para efetuar a inscrição, é necessária idade mínima de 14 anos e currículo atestando aprendizado intermediário em dança clássica e técnica de pontas e conhecimento básico em dança contemporânea. Os selecionados que residem fora de Piracicaba contam com auxílio-alimentação e estadia. A divulgação dos selecionados acontece em 02/10, no site oficial do programa.

Conteúdo

     Os participantes irão frequentar aulas técnicas e palestras sobre história da dança e da música, maquiagem, estilo coreográfico, técnica clássica e metodologia, técnica contemporânea e metodologia.

    O primeiro bloco acontece entre 11 e 14/10, com o bailarino e professor Alfredo Ligabue, responsável pelas aulas de ballet clássico. Neste período acontecem duas palestras: Metodologia e Nomenclatura, com a bailarina e maitre Ady Addor, e Maquiagem na Dança, com Luciano Henrique.

    Na sequência, o bailarino, professor e coreógrafo Eduardo Bonnis apresenta o conteúdo de ballet neoclássico de 1ª a 04/11, além da palestra Concepção Coreográfica e Construção de Personagens, com o próprio Bonnis. Também estará presente  a jornalista Marcela Benvegnu, coordenadora de comunicação da São Paulo Companhia de Dança, que falará sobre História da Dança.

    Entre os dias 15 e 17/09, o bailarino e maitre Nielson Soares ministrará as aulas de ballet contemporâneo. A palestrante será a maestrina Cíntia Pinotti, com o tema História da Música na Dança.
 
    No último bloco, entre 16 e 18/12, alunos e professores estarão envolvidos em diferentes atividades: aquecimento, marcação de palco, correções, ensaio corrido e a apresentação final, aberta ao público e com entrada gratuita.

    Inscrições: de 13 a 30/09, por meio do site www.piraprodanca.com.br.
Mais informações: (19) 3433-4952 e [email protected]

    O evento também está presente nas redes sociais (Facebook e Twitter).