
Londres reúne o melhor em festival
(Londres, brpress) - Design Junction, 100% Design, Tent London e Decorex são as mais badaladas do cronograma do festival que reúne 300 eventos espalhados pela cidade. Por Marina Neves.
(Londres, brpress) – O London Design Festival, Festival de Design de Londres, que acontece entre 14 e 22 de setembro, chega a sua décima edição com uma novidade. Agora, as exposições que eram antes as mais faladas se tornaram, oficialmente, as atividades principais do evento. Design Junction, 100% Design, Tent London e Decorex são as mais badaladas do cronograma do festival que reúne 300 eventos espalhados pela cidade.
O festival é motivo de orgulho para o diretor-organizador Ben Evans. Ele afirma que, desde o nascimento da semana de design, a visibilidade dos artistas e arquitetos britânicos cresceu, dando mais força ao mercado. Antes, os eventos aconteciam separadamente, sem coordenação entre si, e Evans foi o mentor da articulação das exposições em único cronograma.
Stairway to Heaven
Símbolo desta edição, está montada, na frente da galeria Tate Modern, a Escada Infinita, do arquiteto Alex de Rijke. Ele despontou como um dos nomes mais conhecidos do Royal College of Art, em Londres. Rijke descreve a instalação como “um exercício tridimensional de engenharia”, composto por cerca de dez toneladas de madeiras provenientes da América do Norte. O comprimento total da obra é de 436 metros, o que equivale a quatro vezes a altura do Big Ben – a torre do relógio do Parlamento inglês.
Segundo os arquitetos, 93 pessoas poderão circular na escada. A Escada Infinita estará aberta ao público entre 13 setembro e 10 outubro, no gramado em frente à galeria Tate Modern – onde está localizada a melhor coleção de arte moderna e contemporânea do Reino Unido. Ou seja: visite as duas. Imperdível.
Design Junction
Uma das exposições mais badaladas, a Design Junction, aberta ao público a partir desta quarta-feira (18/09), ocupa um espaço de quatro andares com expositores de várias origens. Este ano, a exposição abrigará um mostra de iluminação decorativa, com trabalhos da marca alemã WesternTrash. Outra novidade é a tentativa de fazer o público interagir mais com os trabalhos: alguns designers irão produzir suas peças ao vivo na Design Junction.
Confira os eventos de destaque desta edição da Festival de Design de Londres:
Exposição Design Junction
Nesta exposição, aberta de 18 a 22 de setembro, é possível encontrar os trabalhos do designer Brodie Neil. Considerado um dos designers mais influentes na atualidade, o autraliano tem trabalho marcado pela utilização progressiva das formas.
The Sorting Office
21-31 New Oxford Street
London WC1A 1BA
100% Design
De 19 a 22 de setembro, a designer Tamasyn Gambell apresenta seus trabalhos. Gambell tem boas credenciais. Trabalhou para as marcas Louis Vuitton e H&M. O material ecologicamente correto é o destaque da exibição.
Old Truman Brewery
Hanbury Street
London E1
Decorex
Aberto ao público de 22 a 25 de setembro. Um dos destaques são os móveis artesanais do habilidoso Russell Pinch, com madeiras ricas e contornos inteligentes.
Kensington Palace
London W2
Tent London
Nesta mostra, são lançados novos produtos e inovações. É a exibição mais procurada por visitantes que vêm do exterior.
Old Truman Brewery
Hanbury Street
London E1 6QR
Graphic Africa na Habitat
A Habitat exibe peças do Senagal e de Mali.
Habitat’s Platform Space
208 King’s Road
London SW3
A programação completa está disponível no site oficial do evento.
(Marina Neves/Especial para brpress)