Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

1,5 milhão enfrentam neuropatia   

(brpress) – Academia Brasileira de Neurologia estima que 20% dos portadores da doença sofram com ardor e queimação nas extremidades do corpo, problema nem sempre diagnosticado corretamente.  

(brpress) – Segundo estimativas da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), existem 7,6 milhões de diabéticos no Brasil, quadro que deve aumentar em 67% nos próximos 20 anos. Destes, cerca de 1,5 milhão sofrem de dor neuropática, um problema comum nem sempre diagnosticado corretamente. Fato que, além de prejudicar a qualidade de vida dos portadores de diabetes, devido a sintomas crônicos, como sensação de agulhadas, ardor, queimação e formigamento nas extremidades do corpo, tórax e parte superior dos membros, também pode provocar disfunção erétil.

“O principal fator de aparecimento da dor neuropática é o descontrole da diabetes. Ela surge principalmente nos pacientes que não fazem a dieta recomendada e não controlam rigorosamente a glicemia”, explica o coordenador do Departamento de Dor da ABN, Dr. José Geraldo Speciali. Segundo o médico, o diagnóstico é realizado a partir das características da dor do paciente e de um exame chamado eletroneuromiografia.

Agravantes  

As dores neuropáticas podem aparecer tanto em diabéticos jovens, quanto em pacientes mais velhos, estando presente em 20% dos casos. Fatores como idade, cigarro, hipertensão arterial, álcool e dislipidemia também contribuem para o aparecimento do problema, que não pode ser controlado com analgésicos comuns e anti-inflamatórios.

“Para esse tipo de dor utilizam-se antidepressivos, drogas antiepilépticas, estabilizadores de membranas neuronais ou, se a área afetada não for muito extensa, anestésicos locais aplicados na pele na região dolorida”, diz Speciali.

Outras doenças também podem apresentar quadro de dor neuropática, como a neuralgia pós-herpética, provocada por infecção pelo vírus Herpesvirus varicellae. Mais um exemplo é a dor ciática, caracterizada pelo incômodo ao longo da região posterior da perna, que surge devido à compressão de uma raiz nervosa por problemas da coluna lombar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate