Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Biochip detecta vírus



(brpress) – Equipe de engenheiros e químicos de universidade americana criam biochip de silício capaz de detectar vírus de forma confiável, agilizando tratamentos e barateando exames.

(brpress) – Uma equipe de engenheiros e químicos da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, criou um biochip de silício – utilizando a mesma tecnologia para a fabricação de processadores de computador – capaz de detectar vírus. O invento pode agilizar tratamentos e baratear exames.

O dispositivo retém as partículas individualmente pelo tamanho quando passam pelo detector através de furos microscópicos, o que possibilita uma contagem final precisa – diferentemente dos exames clínicos atuais, que não detectam microorganismos em baixa concentração. 

Evolução

O aparelho poderá ser utilizado para descobrir precocemente infecções, o que permitirá tratamentos mais eficazes e rápidos – até antes do aparecimento de sintomas. Além disso, os exames poderão ser feitos no consultório médico e a preços baixos.

O primeiro protótipo do dispositivo pode detectar um único tipo de vírus ou proteínas, pois possui filtros (furos) de apenas uma dimensão. Porém, os pesquisadores já estão trabalhando em um chip que tenham séries decrescentes de furos – permitindo examinar vários tipos de microorganismos e proteínas de tamanhos diferentes.

(*) Com informações do site Inovação Tecnológica.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate