Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tremor nos olhos pode sinalizar complicações

(brpress) - O chamado nistagmo afeta cerca de uma a cada mil pessoas e pode sinalizar outras doenças, como a esclerose múltipla ou lesão neurológica aguda.

(brpress) – Um tremor involuntário nos olhos, que é repetitivo e oscilatório, geralmente acompanhado por dificuldade de fixar imagens e dificuldades para enxergar, chamado nistagmo, afeta cerca de uma a cada mil pessoas e pode sinalizar outras doenças, como a esclerose múltipla ou lesão neurológica aguda.

Segundo o oftalmologista Mário Jampaulo, do Hospital Oftalmológico, de Brasília, o nistagmo é um movimento involuntário dos olhos, que geralmente se movimentam de um lado para outro, e pode estar associado à catarata e labirintite.

Jampaulo explica que a doença pode se manifestar de duas maneiras: de forma congênita ou adquirida. A primeira é bastante diferente da iniciada na fase adulta. Na infância, por exemplo, o tremor pode ter causas relacionadas a um defeito do olho ou na relação de comunicação entre o olho e o cérebro.

Catarata

A patologia, como esclarece o médico, também pode estar associada à catarata, doenças na retina, albinismo e atinge com frequência pacientes com Síndrome de Down.

“O nistagmo adquirido pode ser sintoma de esclerose múltipla, lesão neurológica aguda, trauma ocular intenso, labirintites e desordens na mácula (região central da retina responsável pela formação da imagem)”, completa o médico.

Tratamento

Embora não tenha cura, mesmo quando a doença que causa o distúrbio é tratada, existem artifícios para minimizar esses tremores e melhorar a qualidade de vida dos portadores do nistagmo.

“Na infância, há mais facilidade de adaptação do que na fase adulta. Portanto, é importante um apoio educacional para ajudar no processo de focalização de imagens e promover um bom condicionamento visual. Nesses casos é imprescindível que a criança tenha disponível os recursos existentes para portadores de visão subnormal desde o material didático, computadores com letras aumentadas, lupas e ampliadores”, orienta o oltalmologista.

Entre os tratamentos disponíveis estão a ortóptica (oclusão alternada), uso de óculos com prismas para corrigir o mau posicionamento da cabeça e troca dos óculos por lentes de contato.

Outra alternativa seria a administração de medicamentos, que inibem os tremores e procedimento cirúrgico sobre os músculos dos olhos em busca de melhoria da acuidade visual. O oftalmologista Mário Jampaulo comenta ainda que hoje em dia já existem estudos que avaliam a influência da toxina botulínica nesses músculos com o objetivo de diminuir o ritmo dos tremores.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate