Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O uso de preservativo durante as relações sexuais previne a gonorréia. publico.esO uso de preservativo durante as relações sexuais previne a gonorréia. publico.es

OMS dá SOS contra gonorréia

(Londres, brpress) – Organização Mundial da Saúde entra em alerta devido resistência da doença sexualmente transmissível a antibióticos, e não descarta medida global.

(Londres, brpress) – A Organização Mundial da Saúde se reúne na próxima semana para discutir medidas a serem tomadas devido à crescente ameaça da gonorréia, doença sexualmente transmissível (DST) que desenvolveu resistência à maioria dos antibióticos conhecidos.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico The Independent, a gonorréia é a segunda doença sexualmente transmissível mais comum no Reino Unido, com aproximadamente 16 mil casos registrados em 2008 – sendo superada apenas pela clamídia.

Relatórios de resistência da bactéria no país sugerem que a infecção pode se tornar “extremamente difícil de tratar”, de acordo com o professor Cathy Ison, do Centro para Infecções da Agência de Proteção à Saúde, entrevistado pelo Independent.

Tratamento

Todos os anos são registrados cerca de seis milhões de casos no mundo. “No Japão, houve pacientes que tiveram tratamentos ineficientes e outros também países foram afetados. No Reino Unido, temos visto um aumento nos relatórios para Laboratório Nacional de Referência (em bactérias sexualmente transmissíveis), indicando que esses organismos estão se tornando menos suscetíveis”, diz Ison. “Acreditamos que estamos começando a ver falhas de tratamentos e isso é motivo de preocupação”.

Para Cathy Ison, a OMS precisa discutir outras formas de tratamento, utilizando duas drogas simultaneamente ou uma durante alguns dias – diferentemente do método atual, que trabalha com dosagem única – pois, existem novos medicamentos disponíveis.

“Se o problema não for solucionado, então há real possibilidade de que a gonorréia se torne uma infecção de difícil tratamento. Porém, poderia ser evitada com a prática de sexo seguro”, afirma.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate