Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Filme Os EUA Contra John Lennon mostra ativismo do ex-Beatle. Foto: DivulgaçãoFilme Os EUA Contra John Lennon mostra ativismo do ex-Beatle. Foto: Divulgação

Documentário mostra Lennon ativista

(brpress) - Numa semana em que o mundo perde Mandela, vale lembrar os 33 anos de morte do ativista pop assistindo a Os EUA Contra John Lennon.

(brpress) – Na semana em que o mundo perde Nelson Mandela, nada melhor do que lembrar e celebrar o poder do ativismo e as grandes figuras que lançaram mão dele (além da cabeça, o corpo e a vida inteirra) no intuito de construir um mundo melhor e mais justo. John Lennon (1940-1980) certamente está entre elas. Neste fim de ano em que se completam 33 anos desde o assassinato do ex-Beatle (em 08 de dezembro de 1980), a pedida é rever – ou ver pela primeira vez – o documentário Os EUA Contra John Lennon (The US versus John Lennon, EUA, 2006. lamcado em DVD pela Colação Cultura Mostra), dos diretores David Leaf e John Scheinfeld.

O documentário mostra a transformação do John Lennon artista no ativista social, e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país – o que, se tivesse ironicamente acontecido, o teria livrado da morte. Será? Não importa. O que importa é a obstinação de Lennon, que, se tiver ido para o mesmo lugar de Mandela, será certamente um páreo duro para o líder africano, guardadas as devidas proporções. Focando-se no período 1966/1976, o filme em questão aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate e, claro, o ápice político da contracultura.

A editora-executiva da brpress, Juliana Resende, assistiu a Os EUA Contra John Lennon no Festival de Cinema de Londres em 2007 e recomenda: “É um filmaço, que registra a intensa vida política de Lennon nos EUA e todo o esforço – em vão – do governo americano de deportá-lo do país”.

Assista ao trailer de Os EUA Contra John Lennon:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate