Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cristo Redentor esverdeia no Dia de São Patrício. Foto: media.ireland.comCristo Redentor esverdeia no Dia de São Patrício. Foto: media.ireland.com

Brasil e Irlanda celebram Dia de São Patrício

(São Paulo, brpress) - Dez acordos de cooperação são assinados entre universidades brasileiras e irlandesas e data marca abertura de consulado irlandês na capital paulista.

(São Paulo, brpress) – A ministra irlandesa de Educação e Habilidades, Jan O’Sullivan, aproveta o Dia de São Patrício – o santo padroeiro da Irlanda – para participar da assinatura de 10 memorandos de entendimento entre universidades e institutos irlandeses e brasileiros.
 Durante sua passagem pelo Brasil, a ministra também vai inaugurar oficialmente o primeiro consulado irlandês em São Paulo, no próprio dia 17, Dia de São Patrício. O novo consulado será liderado pela cônsul-geral, Sharon Lennon.

É um sinal de que as relações entre Brasil e Irlanda irão realmente além de missões comerciais, organizadas pelo escritório da Enterprise Ireland, entidade governamental que promove negócios irlandeses no exterior, que também fica em São Paulo. A visita da ministra brinda a primeira vez que uma autoridade irlandesa vem ao Brasil para promover o tradicional St. Patrick’s Day.

Conexões

O’Sullivan chegou ao Rio no final de semana, onde segue divulgando a qualidade e excelência do ensino superior irlandês. Historicamente, a Irlanda não tem uma grande presença no Brasil –  embora há quem discuta o assunto com maestria, como o jornalista e escritor brasileiro Geraldo Cantarino, autor do livro Uma Ilha Chamada Brasil, sobre as supostas origens gaélicas do nome do gigante sul-americano, a partir do mito irlandês de Hy Brasil. Mas esta é uma outra história.

    O Tourism Ireland, órgão que divulga o país como destino turístico, vai, durante essa semana de comemorações, lançar seu novo site em português. Há também bases no Rio de Janeiro da Education in Ireland, que promove o ensino irlandês em outros países, e do  Research Brazil Ireland (RBI), uma iniciativa financiada pela Science Foundation Ireland (SFI) para desenvolver pesquisas em parcerias entre as duas nações.