Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Crianças em ação no projeto Caminho da Roça. Foto: DivulgaçãoCrianças em ação no projeto Caminho da Roça. Foto: Divulgação

Plantando boa alimentação

(Curitiba, brpress) - Projeto de educação nutricional Caminho da Roça leva crianças à chácara e incentiva hábitos alimentares saudáveis.

(Curitiba, brpress) – Jamie Oliver iria gostar de saber. Ele mesmo um ativista pela comida saudável para crianças, num país onde muitas delas sequer conhece a aparência de um pimentão in natura, o chef inglês encabeça muitos projetos no Reino Unido similares ao Caminho da Roça, que  leva estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais, no Paraná, à uma chácara para mostrar o cultivo e a importância de uma alimentação rica em vegetais.

    Como todo mundo sabe, muitas crianças preferem comer doces, massas e outros alimentos no lugar de frutas, verduras e legumes, que são considerados fundamentais no cardápio por contribuírem diretamente para a saúde e o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o Caminho da Roça proporciona aos alunos conhecer e experimentar  vegetais por meio de visitas diretas ao produtor.

Merendas melhores

    Pensando contribuir para esta educação nutricional, a Risotolândia, empresa paranaense que fornece refeições para diversas escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana, criou o projeto em 2006, além de inserir estes alimentos nas merendas.  

    Segundo a empresa, além de educar para uma alimentação saudável, o programa visa despertar o interesse das crianças pelo cultivo das verduras, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis na escola e em casa.  As visitas, que acontecem em uma chácara no bairro do Umbará, em Curitiba, têm uma programação bastante variada.

    Ao chegarem, as crianças são pesadas e medidas, ganhando no final do passeio uma carteirinha com os dados e 10 dicas para uma alimentação saudável. Depois, todos participam de uma palestra feita por nutricionistas da empresa,  mostrando noções básicas de higienização das mãos, hortifrútis e grupos de alimentos.

    Após a palestra, todos vestem um avental para não sujar as roupas e colocam um chapéu de palha para entrar no clima da roça. Já nos canteiros, os alunos conhecem o cultivo, os cuidados com as mudas, formas de colher,  o nome dos vegetais, nutrientes e benefícios de cada um deles.

Plantando

    A nutricionista Kariny Alves Pereira, responsável pelo projeto, explica que depois do passeio os alunos plantam uma muda de hortaliça, higienizam as mãos e recebem um lanche, para então voltar à escola com um Certificado de Participação.

    “Estamos muito otimistas com os resultados do projeto. Muitas escolas têm entrado em contato para agendar a visita, pois percebem que, após as atividades, as crianças passam a se alimentar com mais frutas, verduras e legumes, estendendo esse hábito para a família, deixando os pais satisfeitos e contentes”, finaliza a nutricionista da Risotolândia.

     Até este mês, o projeto já atendeu 74 escolas e mais de 2318 crianças de Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate