Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de Shabeenas QuestCena de Shabeenas Quest

Sob a sombra do Talibã

(brpress) - Escolarização de meninas em áreas dominadas pelo movimento fundamentalista islâmico é objeto de novo documentário da Al Jazeera.

(brpress) – A rede de TV Al Jazeera English leva ao ar mais um documentário sobre educação das meninas em áreas tribais do Paquistão, de segunda (26/11) a quinta (29/11).

    O assassinato de Malala Yousafzai pelo Talibã ganhou as manchetes em outubro, depois que ela foi alvo de sua campanha pela educação das meninas. Dois anos antes deste incidente, o programa Witness, da mesma emissora, fez um especial sobre Malala.

    O mais recente filme sobre o tema,  Shabeena’s Quest, conta a história de um diretor de escola notável e sua busca para levar educação às crianças, especialmente as meninas, que vivem à sombra do Talibã, na fronteira do Paquistão – mesmo depois da invasão e ocupação do Afeganistão pelos EUA.

Histórias de sucesso

    Apesar das tradições de manter as meninas fora da escola e destiná-las a casamentos arranjados, Shabeena as recruta ativamente. Afshan, uma menina jovem e brilhante que vem de uma família de seis filhas, é uma de suas grandes histórias de sucesso. Vivendo do parco salário de um guarda de segurança, sua família tem o compromisso de colocar cada uma delas na escola.

    Zarina vem de circunstâncias semelhantes, mas teve de lutar para permanecer na escola e resistir ao plano de sua família para casá-la com a apenas 14 anos.

    O filme mostra Shabeena em suas atividades: vemos meninos e meninas em suas salas de aula, discutindo o Paquistão e seu futuro; ouvimos moradores manifestando seus diferentes pontos de vista sobre a educação para meninas; assistimos ao recrutamento de novos alunos, convencendo os pais relutantes dos benefícios, a longo prazo, de educar as meninas. E, ao longo de um ano, vemos como Afshan e Zarina, bem como  Shabeena, se esforçam  para realizar seus sonhos.

Bombardeadas

    Os nomes verdadeiros de lugares  e sobrenomes foram trocados por razões de segurança: 400 escolas no Paquistão foram bombardeadas nos últimos anos. Segundo o diretor Hemal Trivedi, “muitas regiões no Paquistão têm normas culturais que continuam a ditar que as mulheres devem ser apenas esposas e mães. No entanto, ainda existem mulheres fortes, que lutam todos os dias para melhorar o futuro de suas próprias famílias e das pessoas de suas aldeias.”

    O diretor continua: “Um exemplo brilhante de um herói é o nosso Shabeena, personagem central, um diretor de escola que luta todos os dias para criar oportunidades para as crianças de uma aldeia sem água corrente, com apenas uma estrada pavimentada, e menos de uma hora de acesso à eletricidade por dia. A maioria das mães  são analfabetas e, por isso, o trabalho de Shabeena é agravado para convencê-los da importância de educar os seus filhos.”

    Um modelo para a sua região, a escola Shabeena está dando a todas as crianças que a frequentam – e especialmente as meninas, que têm poucas opções – uma chance de escapar da pobreza e buscar a independência”

     Shabeena’s Quest será exibido pela Al Jazeera English nos seguintes dias e horários (de Brasília):

Segunda,  26/11 – 22h30

Terça,  27/11 –  09h30

Quarta,  28/11- 03h30

Quinta,  29/11 – 16h30

    O filme estará disponível  on-line (após a primeira exibição) em www.aljazeera.com .

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate