Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Emilie Andrade, contadora de histórias e criadora da Sementeira. Foto: Pedro IvoEmilie Andrade, contadora de histórias e criadora da Sementeira. Foto: Pedro Ivo

Emilie Andrade semeia vida no Vale do Ribeira

Criadora da Sementeira faz 15 sessões de contação de histórias gratuitas numa das regiões mais carentes de SP, mas com Mata Atlântica preservada.

(São Paulo, brpress Office*) – Um mês após a situação dos Yanomami chocar o Brasil e o mundo, a contadora de histórias, escritora e atriz Emilie Andrade resgata e compartilha a dignidade, as tradições e a sabedoria de povos ancestrais e de diferentes culturas com o projeto Sementeira: Histórias Semeiam Mundos, que acontece em abril, no Vale do Ribeira – região de quilombolas, comunidades ribeirinhas e indígenas.

Serão apresentações gratuitas de contação de histórias, com duração de cerca de uma hora cada, realizadas em escolas públicas, centros culturais, de assistência social e comunitários da região, nas cidades de Cananéia, Iguape/Ilha Comprida, Registro, Iporanga, Registro, Cajati, Miracatu, Jacupiranga, Sete Barras e Jacupiranga. 

Mata Atlântica

A primeira apresentação aberta ao público em geral acontece em  10/04 – uma live no YouTube  – e um dos destaques será no dia 22/04 (sábado), como parte do 2o. Festival Lagamar, às 17h, no Ponto de Cultura dos Povos da Mata Atlântica, ONG sediada em Cananéia e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como a Sementeira – projeto vencedor do PROAC 41/2022 – Vale do Futuro

“É maravilhoso criar espaços para que crianças e jovens se encontrem entre si e com as suas próprias histórias numa das regiões mais carentes do estado de SP, mas que tem o maior trecho preservado de Mata Atlântica do país”, festeja Emilie.

 

Emilie Andrade, contadora de histórias e criadora da Sementeira. Foto: Pedro Ivo
Ativação e percepção

Com mais de uma década de trajetória relevante na narração artística dentro e fora do Brasil, Emilie Andrade acredita que compaixão, empatia e resiliência são ativadas por meio de histórias – contos tradicionais, narrativas e interpretações dos participantes.

“O objetivo da Sementeira é trazer uma nova percepção da realidade, outros modos de existir, de ser, de viver, de ter esperança”.

“Vamos convidá-los a participar de suas próprias vidas, das vidas uns dos outros e da história contínua e incessante do mundo que compartilhamos”, diz Emilie. “A crise ambiental e climática, pandemia e depressão,  violência e desigualdade são sinais claros do quanto nossa sociedade vem colocando a si mesma e ao planeta em risco”, afirma. 

Sementeira e Objetivos do Milênio

O projeto Sementeira: Histórias Semeiam Mundos tem como base o item 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que diz respeito à educação de qualidade e afirma que devemos:

“Até 2030, garantir que todos os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. ”

(*) brpress Office é o serviço de PR e Relacionamento com a Mídia da brpress. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte. 

Sementeira: Histórias Semeiam Mundos

Abril de 2023
Cananéia, Iguape/Ilha Comprida, Registro, Iporanga, Registro, Cajati, Miracatu, Jacupiranga, Sete Barras e Jacupiranga (SP)

APRESENTAÇÕES ONLINE

10 e 19/04/23, 19h, e 29/04/23, 14h – Livee no YouTube, 19h, aberta ao público com foco em educadores

APRESENTAÇÕES AO VIVO

04/04/23 – Iguape: EMEF Benedito Rosa, 14h30

 05/04/23 – Ilha Comprida: Espaço Cultural Plínio Marcos, às 9h

11 e 13/04/23 – Jacupiranga; local e horário a definir 

12/04/23 – Registro: EMEI Maria Zilda, 8h e às 13h

18/04/23 – Registro: EMEB João Batista Poci Junior, 7h30, 10h30, 13h e 15h30

20/04/23 – Sete Barras: local e horário a definir

22/04/23 – Cananéia: 2o. Festival Lagamar, às 17h, no Ponto de Cultura dos Povos da Mata Atlântica

26/04/23 – Iporanga: local e horário a definir  

 

#brpressconteudo #sementeira #historias #emilieandrade #sustentabilidade

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate