Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Thiago FeijãoThiago Feijão

Meetups 2 Change fomenta negócios de impacto social

(São Paulo, brpressoffice) - Primeira edição de 2018 acontece em 29/03, reunindo criadores de plataformas inovadoras para educação e crowdequity.

(São Paulo, brpressoffice) – Tornar o mundo um lugar mais justo, inspirador e solidário pode parecer chavão no avançar do século 21, onde algoritmos, inteligência artificial e robôs estão impactando profundamente os relacionamentos e o trabalho dos humanos. Mas a tecnologia também está a serviço do impacto social positivo, gerando soluções que melhoram a vida das pessoas. É esse o foco do Meetups 2 Change, que tem sua quarta edição (desde outubro de 2017) e primeira de 2018 acontecendo em 29/03, às 18h, na Oxigênio Aceleradora.

 Idealizado e gerenciado pelo ex-publicitário e empreendedor Rafael Pires, o projeto reúne empreendedores, investidores e interessados em fazer a diferença, fomentando o ecossistema de negócios de impacto social – ou seja, cujo propósito é melhorar a sociedade beneficiando grande números de indivíduos (especialmente de baixa renda), movimentar a economia e, por que não, gerar lucros.  

“Na proposta inicial de Muhammad Yunus, que batizou o termo negócios sociais, todo lucro gerado deve ser reinvestido 100% no próprio negócio para ganhar escala e qualidade, aumentando assim ainda mais o impacto social”, explica Rafael Pires. “Outros pensadores, no entanto, defendem a retirada do lucro, no chamado capitalismo consciente”, continua ele. 

Ganhar dinheiro mudando o mundo

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, organização paradoxalmente sem fins lucrativos que é referência em negócios de impacto social no Brasil, é mais direta: “Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois”. Segundo ela,”trata-se de uma lógica de mercado, de oferta e demanda, tendo o impacto social no centro da equação”.

O Meetups 2 Change promove encontros mensais que reúnem dois representantes de negócios sociais que estão mudando o Brasil numa velocidade infinitamente maior do que qualquer governo. “Um dos intuitos do projeto é mostrar que há boas chances de ter lucro ajudando pessoas”, ressalta Pires. 

Educação e crowdequity

Esta rodada do Meetups 2 Change coloca lado a lado Thiago Feijão, co-fundador do QMágico, plataforma inovadora voltada para educação, e Frederico Rizzo, fundador do Kria (ex-Broota), plataforma de crowdequity (investimentos em startups) que conecta investidores, mentores e empreendedores, com ênfase em negócios de impacto social. “É um jeito moderno de investir”, define Pires. A novidade é que, via Kria, é  possível investir a partir de R$ 500. 

 “O papo promete alta combustão de ideias, inspirando plateias jovens com as histórias desses dois corajosos empreendedores, que trocaram carreiras tradicionais pelo sonho de transformar vidas”, prevê Rafael Pires, um “apaixonado por empreendedorismo”, conforme seu Linkedin. O Meetups 2 Change é fruto da intensa atividade de Pires como “facilitador em inovação e metodologias ágeis”, como ele diz que melhor o define. 

Mais sobre os dois

Aos 28 anos, Thiago Feijão tem um currículo respeitável: é fellow da Fundação Estudar, associado do Todos pela Educação e Talento Educação Lemann, foi consultor de educação e tecnologia para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), co-fundou ONGs educacionais para jovens de baixa renda, e hoje integra o conselho de uma delas, o Instituto Semear. “O QMágico desenvolve tecnologias e serviços com inteligência de dados para ajudar professores e escolas na personalização da aprendizagem”, explica Feijão.

Antes do Kria, Frederico Rizzo foi co-fundador da ONG Vento em Popa e trabalhou em empresas como Ideiasnet, Natura e Mãe Terra Produtos Naturais e Orgânicos. Com MBA pela Duke University (EUA), onde foi o CASE Seed Prize 2014 Winner, Rizzo quer agora democratizar o acesso a investimentos em startups inovadoras e de impacto, criando novas conexões com pessoas e negócios promissores.

Texto: Juliana Resende/brpress Office – Professional Press Releases powered by brpress 

REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO LIBERADA DESDE QUE CITADA A FONTE

MAIS INFORMAÇÕES PARA MÍDIA: (11) 98533-7352 / [email protected] 

SERVIÇO

4o. Meetups 2 Change

29/03/18 – 18h 

Oxigênio Aceleradora – Rua Conselheiro Nébias, 1530, São Paulo – SP

Entrada franca


Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.