Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Alambrado de vidro temperado em São Januário: tocedor vascaíno aprovou. Foto: blogdacolina.com.br/DivulgaçãoAlambrado de vidro temperado em São Januário: tocedor vascaíno aprovou. Foto: blogdacolina.com.br/Divulgação

Alambrados de vidro

(brpress*) - Projetos visando melhor segurança, visibilidade e estética devem crescer com a proximidade da Copa do Mundo.

(brpress*) – Os alambrados estão com os dias contados no processo de  modernização dos estádios de futebol brasileiros para a Copa 2014. E a novidade é que os alambrados  tradicionais feitos de aço estão sendo substituídos pelos de vidro.  Esse tipo de instalação teve seu pioneirismo no estádio argentino La Bombonera, do Boca Juniors, há mais de 10 anos.

    Além de proteger os campos de futebol das ações de vandalismo, os alambrados de vidro possuem a vantagem de facilitar a visibilidade das jogadas para os torcedores. Ainda devem ser consideradas as questões de estética, segurança e durabilidade. Segundo a revista Tecnologia&Vidro, no Brasil existem pelo menos três estádios que já possuem alambrados de vidro: Presidente Vargas (Fortaleza), Vila Belmiro (Santos) e Arena Barueri (SP).

Diversas vantagens

    No estádio Presidente Vargas foram utilizados cerca de 880 m² de vidro laminado e temperado para se instalar os painéis. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), o material foi escolhido dentro de um conceito de modernidade que a obra exigia e também para preservar a segurança do local e torcedores. O estádio servirá de apoio para os jogos da Copa do Mundo de 2014.

    No caso do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos, a questão da segurança foi o ponto principal, porém a resistência do vidro foi considerada durante o processo de escolha do material. Foi feito, inclusive, um reforço na estrutura para sustentar o vidro. Os primeiros alambrados foram colocados em novembro de 2005, mas com o passar do tempo, a partir de reformas e com novos setores sendo criados outros alambrados foram instalados. O mais recente foi colocado em fevereiro deste ano.

Som e visão

    A dúvida que sempre fica é saber se a acústica do ambiente não é comprometida com a instalação. Ao ser questionada sobre o assunto, a assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube informou que, apesar de aparentemente o som ficar abafado, isso não acontece porque os camarotes e o estádio contam com um sistema especial de áudio preparado para atender grandes aglomerações.

    De acordo com o Santos, os torcedores aprovaram os novos alambrados por deixarem a visão limpa. O estádio não será escalado para sediar jogos da Copa 2014, porque a FIFA faz uma série de exigências em termos de estrutura e capacidade de torcedores que esse estádio não comporta.

Questões técnicas

    
    Os tamanhos das chapas de vidro laminado e temperado variam de acordo com o setor. Em frente às arquibancadas, aparece o laminado de 10 mm, laminado e temperado 6+6 mm, temperado de 10 mm. Na área de cadeiras cativas foi instalado o vidro temperado de 10 mm e nas cadeiras do térreo o de 12 mm. Nos camarotes predominou o vidro laminado de 8 mm.

    Com o objetivo de garantir desempenho de segurança para alta resistência mecânica nos alambrados de vidro, sob a coordenação da construtora OAS, a Glassec-Viracon desenvolveu uma instalação no estádio  Arena Barueri entre 2010 e 2011, utilizando aproximadamente 700 m² de vidro. O grande diferencial desta obra é que foi desenvolvida uma solução para atender ao requisito de segurança e de transparência, sem interferências visuais.

    A Glassec-Viracon trabalhou em parceria com a Comovil, que desenvolveu o projeto de instalação e  Du Pont no suporte de cálculo estrutural do conjunto – Vidro e SentryGlas. De acordo com a Glassec, para se chegar a  este resultado foram realizados vários estudos, inclusive com pesquisas em estádios internacionais sobre modulações, com o intuito de viabilizar uma solução completa com alta resistência mecânica.

(*) Com informações da Revista Tecnologia & Vidro.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate