Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Look Lanvin coleção Resort/Cruise 2016: combinação improvável e sofisticada. Foto: DivulgaçãoLook Lanvin coleção Resort/Cruise 2016: combinação improvável e sofisticada. Foto: Divulgação

‘Mix & match’ nas coleções resort 2016

(brpress) -  Rendas, étnicos, animal prints, florais, grafismos e o clássico branco. Vale (quase) tudo e também como combinar tantas opcões. Por Juliana Resende.

(brpress) – Cada vez mais importantes nos calendários de moda, as coleções resort ou cruise chegam a 2016 com um ar contemporâneo, ousado e muita personalidade. A tendência de mesclar diferentes materiais e texturas no mesmo look, experimentada no ‘mix & match’ de estampas do verão passado, prevalece como principal. Rendas, étnicos, animal prints, florais, grafismos… Vale (quase) tudo e também combinar tantas opcões sem perder a sofisticação e a harmonia.

“Há misturas que dão certíssimo. É uma maneira nova de usar estampas e uma manifestação de personalidade que mostra o gosto pessoal”, observa a consultora de moda Glória Calil, do site Chic. “Tem uma contribuição grande da pessoa que está usando. É uma ousadia que pode parecer mais ou menos harmoniosa, dependendo do gosto pessoal”, ressalta Roberta Haidar, da consultoria de moda e imagem Adresse.

Versatilidade
       
    Esse ‘crash’ ou ‘mix & match’ combina com a descontração do verão (a estação que inspira as coleções resort no Hemisfério Norte). E vale para noite e dia – do passeio pelo boulevard ao jantar ou festa. São combinações extremamente versáteis e nada boring, contrastando com a onda monocromática de verões do passado – à exceção dos looks total white (especialmente de alfaiataria), aposta recorrente de muitas grifes.

    Agora falando em cores, as quentes voltam com força como tendência secundária: vermelhos, laranjas e rosas (contrastando com beges e pretos) aparecem nas paletas de quase todas as marcas, especialmente Lanvin. Azuis (incluindo jeans) e amarelos fortes também têm seu lugar.

That’s 70’s Show

    Uma pegada bo-ho (sim, os anos 70 continuam a inspirar a maioria dos looks) e sportswear – afinal estamos falando de roupas para férias – também se encarrega de deixar as peças confortáveis, podendo ser usadas até com tênis – vide os casual looks de Botega Venetta. O romantismo dos florais também dita as regras, como uma terceira tendência. A Fendi mergulha de cabeça nela, com Silvia Venturini e Karl Lagerfeld se inspirando na ave-do-paraíso.

    Para Chanel, Lagerfeld surpreendeu fazendo do lançamento da Cruise Collection, em maio, um evento sem precedentes em Seul, com a presença de Gisele Bündchen, Tilda Swinton e Kristen Stewart. A Dior também fez bonito em seu desfile cruise 2016, atraindo celebridades como Marion Cotillard e Dakota Fanning ao Palais Bulles, em Cannes, na Côte D’Azur, também em maio. A principal aposta do estilsta Raf Simons foi releituras das clássicas bar jackets da grife, destacando as bolsas-saco estampadas e metálicas.

Jetsetters

    O fato é que as coleções resort – peças disponibilizadas geralmente entre maio e julho (no hiato das duas temporadas principais de desfiles, em fevereiro e setembro) –, criadas originalmente para clientes jetsetters levarem consigo nas viagens de férias de verão, em resorts ou cruzeiros, vieram para ficar e ganham status de estrelas. Carolina Herrera, Louis Vuitton, Peter Pilotto, Stella McCartney, Gucci, Burberry Prorsum, etc,  levam suas pré-coleções (outro nome desta safra) tão a sério quanto as principais coleções.

    Afinal, há especialistas que defendem que a moda hoje não é mais ditada por estações – vai de encontro à atitude de vestir. Adresse sabe disso e ajuda suas clientes a incorporar tendências com naturalidade, sem se preocupar em demasiado com a estação. Os lançamentos aconteceram entre maio e junho e as roupas chegam às lojas a partir de novembro. Se antes apenas algumas mecas do luxo  investiam nas coleções resort,  hoje quase todas as marcas não abrem mão de oferecê-la e vão muito além da moda praia e dos cocktail & party dresses.

Confira galeria de looks no Pinterest da brpress.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate