Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

San Paul Rom Gin

(Londres, brpress) - Não é nome de santo, mas as iniciais dos nomes dos quatro candidatos republicanos que disputam vaga presidencial no Partido Republicano. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Este não é o nome de um santo, mas as letras iniciais dos nomes dos quatro candidatos que restaram (dos 10 iniciais) para disputa de quem será o representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais americanas: Santorum, Paul, Romney e Gingrich. A briga se acirra e, apesar do perfil conservador que marca cada candidato, cada um busca desclassificar os rivais, lançando sobre eles acusações nada santas.

    Aos dois da frente, procura-se anulá-los com ataques pessoais:  ao milionário Mitt Romney sobre os poucos impostos que paga, e ao conservador religioso Newt Gingrich por haver trocado cada uma de suas duas esposas por uma mais jovem.

    O nível de guerra suja mostra que muitas das diferenças são pessoais, pois ambos concordam em reverter as políticas democratas para ampliar a seguridade social estatal; a legalização do aborto e das uniões gays em vários estados;  o controle sobre o meio ambiente e a massiva tendência privada de porte de armas; a legalização de 12 milhões de “indocumentados” (particularmente latinos) e a política de cautela diplomática. 

Próximo?

    Rick Santorum poderá ser o próximo a se retirar, numa corrida eleitoral que parece seguir a música daquela canção infantil que começa narrando “eu tinha 10 cachorrinhos” e, pouco a pouco, cada um deles ia morrendo e, no final,  restava apenas um.

    Ele passou ao estrelato ao vencer a primeira interna (Iowa, 3 de janeiro), mas seu teto é limitado. Santorum representa a ala mais extrema da mesma direita dura cristã de Gingrich – ainda que seu papel seja o de debilitar os menos radicais e esperar para ver se Gingrich volta a cair para substituí-lo na direção do conservadorismo religioso.

Mais à direita

    Ron Paul é um herege libertário que deseja abolir o Banco Central, criar uma nova moeda que compita com o dólar e retirar-se da ONU e das bases militares no exterior. Ele sabe que não tem chances de ganhar a interna, mas poderá persistir até o final, pois busca desenvolver um aparato que permita influenciar o programa e o candidato republicano final (ou eventualmente lançar-se como um “terceiro candidato”).

    Mitt Romney é um pragmático que já recebeu várias vezes mais endosso de figuras partidárias do que todo o resto junto. O establishment o prefere, porque acredita que Newt Gingrich , que se vangloria de ser um “populista de direita”, é demasiado radical e inelegível. Gingrich tira vantagem disto para apresentar-se como a voz das bases conservadoras religiosas.

    Isto fez com que o republicanismo tenha embrenhado por uma direita mais extrema do que as que governam na maioria do ocidente. Com o intuito de neutralizar Gingrich e Santorum, Romney trata de ser mais duro no que se refere aos imigrantes e propõe uma política exterior que poderá vir a ser até mais belicosa que a de Bush. 

Leia mais sobre Mitt Romney aqui, Rick Santorum aqui e Newt Gingrich aqui.

(*) Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics. É um dos analistas políticos latino-americanos mais publicados do mundo. Fale com ele pelo e-mail [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou no Facebook. Tradução: Angélica Campos/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate