Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Santorum é santo?

(Londres, brpress) - Conheça candidato da direita dura, evangélica, à presidência dos EUA, que causou sensação quando, por apenas 8 votos, não venceu a primeira primária republicana. Por Isaac Bigio.

Issac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – No Partido Republicano dos EUA, perfilam-se com força três de seus seis candidatos à presidência, ainda que essa situação possa ir se modificando. O favorito dos setores moderados e ligados a Wall Street é o milionário mórmon Mitt Romney; o preferido dos libertários e representante do “partido patriota da fé” é Ron Paul; e o da direita dura, evangélica, é Rick Santorum, que causou sensação quando, por apenas 8 votos, não venceu a primeira primária republicana, em Iowa.

Santorum nasceu num ambiente católico, há 53 anos, e desde 1995 é senador pela Pensilvânia. Ele não tem a fortuna de Romney nem o apoio que as grandes corporações vem dando a este último, mas acaba de conseguir o apoio de Rupert Murdoch e de seu império mídiático devido, em parte, a sua proposta de zerar os impostos para as indústrias manufatureiras e aos investimentos no exterior, e ao fato de rechaçar a reforma de Obama no setor de saúde, pois quer que esta seja essencialmente privada.

Sua força se baseia na representação dos eleitores brancos social-conservadores e religiosos, mas isto é, ao mesmo tempo, sua debilidade, pois gera resistência em setores que são decisivos para se definir uma eleição.

Imigrantes

Suas posições sobre imigração não são populares entre os hispânicos (etnia que representa um sexto dos habitantes e que decidiu a última eleição presidencial), pois Santorum quer penalizar os empregadores que contratem “irregulares”, impedir a reforma migratória que pretende legalizar  12 milhões de imigrantes ilegais, declarar o inglês a única língua oficial e deportar massivamente os “ilegais”.

Também gera questionamentos entre os negros (um oitavo da população dos EUA), quando diz que muitos deles recebem benefícios sociais. Entre os acadêmicos, cientistas e intelectuais produz resistências por suas posições contra a teoria da evolução e a favor apoiar classes que expliquem a origem divina dos animais e coisas.

Gays e meio ambiente

Entre os liberais e partidários de uma menor interferência do Estado na vida sexual das pessoas, Santorum causa preocupação por sua oposição a qualquer tipo de aborto, por querer tornar ilegal as uniões gays e por sua homofobia.

Também causa indignação aos partidários da preservação do meio ambiente por seu desprezo ante a crise ecológica e seus esforços para conceder ainda mais facilidades a novas explorações petrolíferas e mineradoras.

Aos que estão cansados das três guerras que, em uma década, os EUA  empreenderam no mundo muçulmano, Santorum apavora por seu belicismo contra a Síria e o Irã. Para ele, esses países são parte do “fascismo islâmico”, o qual deve ser considerado o inimigo principal do Ocidente, e que deve ser enfrentado com bombardeios apoiados por Israel, para evitar que se dotem de facilidades nucleares, e também ações conjuntas com seus opositores internos, a fim de evitar novas Líbias.

(*) Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics. É um dos analistas políticos latino-americanos mais publicados do mundo. Fale com ele pelo e-mail [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou no Facebook. Tradução: Angélica Campos/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate