Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Grrrr…. Gingrich

(Londres, brpress) - Deixando Romney para trás, depois do terceiro lugar nas duas primárias anteriores, Newt Gingrich arrasou com 40%, na Carolina do Sul e da Flórida. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – A terceira eleição das prévias republicanas nos EUA, no sábado (21/01), na Carolina do Sul, produziu uma mudança. Pouco antes, a revista britânica The Economist sugeriu que Romney, assim como ganhou as duas primeiras internas de Iowa e New Hampshire, iria ganhar as duas seguintes, da Carolina do Sul e da Flórida.

    Com este resultado, poderia-se esperar que a oposição a Obama encerraria sua ácida luta interna para apoiar um candidato comum, capaz de tirar o atual presidente do poder. No entanto, a possível consagração de Romney não se deu, pois ele apenas conseguiu ali 28% dos votos. Em troca, quem havia ficado em terceiro lugar nas duas primárias anteriores, arrasou com 40%: Newt Gingrich, ex-líder do Congresso, no período 1995-99.

    Por outro lado, uma nova recontagem da primeira interna de 3 de janeiro, em Iowa, garantiu que o conservador Rick Santorum venceu Romney.

Cristão duro

    Tudo isso pode produzir raiva e um certo “grrrrrs…..” nos que esperavam que os republicanos logo pudessem apoiar um candidato mais “moderado” e pró-negócios, e abriu a possibilidade de que um cristão duro vença.

    Santorum, Romney e Gingrich ganharam, respectivamente, um dos três estados que já votaram. Depois da retirada de seis postulantes sem que nenhum deles tivesse conseguido nenhum delegado, apenas sobra na corrida um quarto, Ron Paul, o qual não tem chances de ganhar, mas sim de aglutinar uma significativa minoria de libertários, pacifistas e independentes, com a qual ele poderia acabar dirimindo o presidenciável escolhido pela convenção partidária.

    Na lista de posições, Romney encabeça com 30.1% dos votos depositados e com 31 delegados obtidos. Depois vem Gingrich, com 29.9% e 26 delegados; Paul, com 17.2% e 10 delegados; e Satorum, com 16.5% e 8 delegados.

Rick Perry

    Gingrich contabilizou a seu favor a retirada do evangélico conservador Rick Perry e ele poderia chegar a um acordo com Santorum, o qual também é um católico apoiado por evangélicos, muitos dos quais se recusam a considerar os mórmons como cristãos, e questiona  Romney por haver feito concessões à agenda conservadora frente ao aborto, as uniões gays e a medicina privatizada.

    Os votos de ambos os direitistas duros  somam 45% e 34 dos 75 delegados eleitos até o momento.

    No título de um de seus últimos livros, Gingrich caracteriza Obama como um “socialista secular” e pretende substituir suas políticas interna e externa por uma de menos impostos e controles trabalhistas, mais concessões às empresas de perfuração de petróleo e de mineração, mais rigidez anti-imigratória e uma linha mais dura frente ao Irã, Coreia do Norte, Rússia, China e Cuba.

    Os republicanos têm pela frente um extenso processo de luta interna, o que pode levá-los ao desgaste, para satisfação de Obama.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate