Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - Maria Bethânia faz show no Festival BrazilFOTO – Maria Bethânia faz show no Festival Brazil

Festival Brazil faz verão londrino

(Londres, brpress) - Southbank Centre sedia maior evento cultural brasileiro já realizado em Londres, de 19 de junho a 5 de setembro, mesclando artes visuais, dança, literatura, filosofia, música e performances.

 (Londres, brpress) – O Southbank Centre vai sediar o maior evento cultural brasileiro já realizado em Londres: o Festival Brazil. De 19 de junho a 5 de setembro, artes visuais, dança, literatura, filosofia, música e performances se misturam, sob patrocínio do HSBC. O verão londrino vai fever e inclui transmissão de jogos do Brasil na Copa da África do Sul a céu aberto – coisa que vai além da expressão “para inglês ver”.

O festival transcende às margens do Tâmisa, onde fica o anabolizado e chique Southbank Centre. Chega ao Barbican, ao Royal Festival Hall, ao Queen Elizabeth Hall, à Hayward Gallery, ao Purcell Room e rio afora. Música, como não poderia deixar de ser, é o crème de la crème do Festival Brazil: AfroReggae, Arnaldo Antunes, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé dão o Tom.

Os artistas gráficos têm em Fábio Moon e Gabriel Bá seus representantes menos óbvios – assim como os escritores  João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy; o mesmo não se pode dizer do genial Ernesto Neto, que traz suas formas fofas e absurdas à mostra The Edges of the World and The New Décor, acompanhado da instalações em amarelo de Gringo Cardia.

Encontros

Capoeira e ideias se misturam no caldeirão que o evento representa – uma boa metáfora do próprio Brasil contemporâneo, onde a Tropicália encontra o hip hop e músicos brasileiros radicados no Reino Unido que vão sair do anonimato do festival.

A favela cruza com Stockwell, e o futebol de rua com a dança, enquanto Milton Hatoum dialoga com Arnaldo Antunes. Até o ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, dá o ar da graça falando de violência, drogas e cultura de rua. Ao final, só não vai atrás da Paraíso School of Samba que já morreu – ou Sócrates, que estará ocupado no The London Literature Festival (1-18 de julho), que este ano celebra a cultura brasileira.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate