Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tina Turner: lenda permanece viva. Foto: Les ZgTina Turner: lenda permanece viva. Foto: Les Zg

Expo Tina Turner ‘é despedida, mas a gente não sabia’ 

Exposição no MIS, documentário na HBO Max, especial de rádio e musical em Londres contam vida e obra da diva.

(São Paulo, brpress) – “É despedida, mas a gente não sabia”. A frase é do guitarrista e pai da cantora Tulipa Ruiz, Luiz Chagas, sobre a exposição Tina Turner – Uma Viagem para o Futuro, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, até 09 de julho de 2023

Com a morte da cantora, aos 83, nesta quarta (24/05), a mostra ganha mais relevância com ares de réquiem, mas o site do MIS ainda está desatualizado, chamando o evento de “primeira exposição brasileira dedicada à lenda viva”. Pode-se argumentar que Tina Turner estará sempre viva, como toda lenda. Faz sentido.   

Anna Mae Bullock (nome verdadeiro da cantora) era um dínamo. Sobrevivente da violência doméstica (o marido e músico Ike Turner abusava física, psicológica e artisticamente dela), Tina fez sucesso em parceria com ele e até largá-lo por completo e ressurgir magnífica nos anos 80, dialogando forte com a realeza do rock em sua fase mais comercial – são quase 200 milhões de discos vendidos e 12 Grammy.

Especial de rádio

Ainda no clima “despedida sem saber”, Tina Turner será tema do especial Minha Canção, da Rádio Eldorado FM, nesta sexta (26/05), às 17h. “A apresentadora Sara Oliveira e eu produzimos o programa antes desta triste notícia do falecimento de Tina”, diz o programador musical da rádio, Felipe de Paula. “A inspiração veio da exposição no MIS”, afirma.  

Tina Turner – Uma Viagem para o Futuro percorre todas as fases da cantora: do início da carreira nos anos 1960 até o final dos anos 1990 em 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery, além de conteúdos audiovisuais e instalações. 

Musical e documentário 

Outra dica para conhecer mais sobre a vida e obra da diva é o documentário Tina (HBO Max). Lançado em 2021, a produção oferece uma visão íntima e abrangente, desde sua infância turbulenta até sua ascensão ao estrelato e, claro, as brigas com Ike Turner. Em Londres, o musical Tina – The Tina Turner Musical está em cartaz desde abril de 2018, no Aldwych Theatre

O musical londrino aposta numa releitura diferenciada da trajetória de Tina Turner – já que a própria esteve envolvida na criação do show, juntando-se à diretora Phyllida Lloyd. Sua história foi apresentada pela primeira vez ao público no filme autobiográfico de 1993, What’s Love Got to Do with It?. Angela Bassett e Laurence Fishburne interpretaram a dupla musical Tina e Ike Turner. Em 2012, a vida da cantora  foi imortalizada no musical Soul Sister.

O fato é que o carisma de Tina transcendeu o palco e transbordou para o cinema, em papéis inesquecíveis como a guerreira futurista em Mad Max – cujo reboot, Estrada da Fúria, deixou saudades da energia e atitude de Tina como Aunty Entity.

#brpressconteudo #tinatuner

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate