
Expo Tina Turner ‘é despedida, mas a gente não sabia’
Exposição no MIS, documentário na HBO Max, especial de rádio e musical em Londres contam vida e obra da diva.
(São Paulo, brpress) – “É despedida, mas a gente não sabia”. A frase é do guitarrista e pai da cantora Tulipa Ruiz, Luiz Chagas, sobre a exposição Tina Turner – Uma Viagem para o Futuro, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, até 09 de julho de 2023.
Com a morte da cantora, aos 83, nesta quarta (24/05), a mostra ganha mais relevância com ares de réquiem, mas o site do MIS ainda está desatualizado, chamando o evento de “primeira exposição brasileira dedicada à lenda viva”. Pode-se argumentar que Tina Turner estará sempre viva, como toda lenda. Faz sentido.
Anna Mae Bullock (nome verdadeiro da cantora) era um dínamo. Sobrevivente da violência doméstica (o marido e músico Ike Turner abusava física, psicológica e artisticamente dela), Tina fez sucesso em parceria com ele e até largá-lo por completo e ressurgir magnífica nos anos 80, dialogando forte com a realeza do rock em sua fase mais comercial – são quase 200 milhões de discos vendidos e 12 Grammy.
Especial de rádio
Ainda no clima “despedida sem saber”, Tina Turner será tema do especial Minha Canção, da Rádio Eldorado FM, nesta sexta (26/05), às 17h. “A apresentadora Sara Oliveira e eu produzimos o programa antes desta triste notícia do falecimento de Tina”, diz o programador musical da rádio, Felipe de Paula. “A inspiração veio da exposição no MIS”, afirma.
Tina Turner – Uma Viagem para o Futuro percorre todas as fases da cantora: do início da carreira nos anos 1960 até o final dos anos 1990 em 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery, além de conteúdos audiovisuais e instalações.
Musical e documentário
Outra dica para conhecer mais sobre a vida e obra da diva é o documentário Tina (HBO Max). Lançado em 2021, a produção oferece uma visão íntima e abrangente, desde sua infância turbulenta até sua ascensão ao estrelato e, claro, as brigas com Ike Turner. Em Londres, o musical Tina – The Tina Turner Musical está em cartaz desde abril de 2018, no Aldwych Theatre.
O musical londrino aposta numa releitura diferenciada da trajetória de Tina Turner – já que a própria esteve envolvida na criação do show, juntando-se à diretora Phyllida Lloyd. Sua história foi apresentada pela primeira vez ao público no filme autobiográfico de 1993, What’s Love Got to Do with It?. Angela Bassett e Laurence Fishburne interpretaram a dupla musical Tina e Ike Turner. Em 2012, a vida da cantora foi imortalizada no musical Soul Sister.
O fato é que o carisma de Tina transcendeu o palco e transbordou para o cinema, em papéis inesquecíveis como a guerreira futurista em Mad Max – cujo reboot, Estrada da Fúria, deixou saudades da energia e atitude de Tina como Aunty Entity.
#brpressconteudo #tinatuner