Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Interior do Palácio Frederik VIIIInterior do Palácio Frederik VIII

Algo de barroco no reino da Dinamarca

(Rio de Janeiro, brpress) - Exposição Uma Casa Real Moderna – A Modern Royal Household, na Caixa Cultural, revela décor do Palácio Frederik VIII.

(Rio de Janeiro, brpress) – Em visita oficial ao Brasil, a princesa herdeira do trono da Dinamarca, Mary Donaldson, abre a exposição Uma Casa Real Moderna – A Modern Royal Household, nesta quarta (19/09), na Caixa Cultural. A visitação para o público acontece a partir de quinta (20/09).

    São fotografias de Torben Eskerod e Roberto Fortuna, que  mostram a inusitada combinação do trabalho de dez artistas plásticos contemporâneos convidados a realizar a decoração artística dos salões do Palácio Frederik VIII, em Copenhague.

    Trata-se de um dos quatro imponentes edifícios de aparência externa idêntica e simétricos que compõem o conjunto arquitetônico Amalienborg, no centro da capital dinamarquesa. A construção, considerada o auge do barroco dinamarquês, é datada de meados do século XVIII.

    A partir de 2004, o Palácio Frederik VIII passou por uma obra de restauração para se transformar em residência urbana do casal de príncipes herdeiros.

Intimidade e cultura

    A ideia é que os visitantes possam compartilhar um pouco da intimidade da família real e seus herdeiros. A exposição também apresenta uma parte do patrimônio cultural dinamarquês por meio do artesanato, arquitetura, arte e decoração.

    Na galeria, com cenografia inspirada nos ambientes do Palácio Frederik VIII, o público terá a oportunidade de assistir ao documentário sobre o resultado da restauração e a decoração artística contemporânea – com as inusitadas combinações da arquitetura rococó e arte moderna – da residência do casal de príncipes – a australiana Mary Donaldson, conheceu o príncipe Frederik num bar, em Sidney, durante as Olimpíadas da Austrália.

Inusitado e corajoso
   
    Segundo Maibrit Thomsen, diretora do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, é uma tradição antiga das cortes europeias convidar artistas contemporâneos para decorar castelos e palácios, mas hoje se pensa nisso como algo dos séculos passados.

    “O convite do casal herdeiro do trono dinamarquês para os 10 artistas foi inusitado e corajoso”, diz Maibrit. Ela acredita que o público brasileiro apreciará esta possibilidade única de conhecer um pouco da arte contemporânea da Dinamarca e também como vive uma
família real moderna no século 21.

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Até 21/10.

Entrada franca.

Classificação: Livre

Acesso para pessoas com necessidades especiais.

Programação completa da Caixa Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Programa educativo: [email protected]

Agendamento de visitas para escolas públicas: (21) 3980-4898

Caixa Cultural Rio de Janeiro (Espaço Livraria) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca); (21) 3980-3815

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate