
Oiticica em seis endereços
(São Paulo, brpress) – Em homenagem aos 30 anos da morte do artista, cidade ficará repleta de suas obras, de carona na mostra Museu É O Mundo. Por Luis Vieira.
(brpress) – O Itaú Cultural abre neste sábado (20/03) a mostra Hélio Oiticica – Museu É O Mundo. A partir das 11h, alguns convidados terão o privilégio de conferir o resultado em primeira mão. No dia seguinte, domingo (21/03), é a vez do grande público apreciar as obras do artista vanguardista brasileiro, cuja morte completa 30 anos em 2010.
O próprio sobrinho de Hélio, César Oiticica Filho, e o curador Fernando Cocchiarale são os responsáveis pela organização dessa exposição, que faz um retrospecto em torno da carreira desse criador. Mais de 100 peças compõem o acervo disponível para a mostra.
E de uma maneira interativa, a voz do próprio Oiticica se fará presente através de gravações. “A mostra é o processo cristalino dele. Não conheço artista que tenha tido uma consciência como a de Hélio”, diz Cocchiarale.
Pela cidade
Não parando por aí, o detalhe mais ousado e curioso foi preparado com base na vontade de Oiticica de que sua obra se expandisse além dos museus e alcançassem o povo nas ruas. Portanto, a partir de sábado, mais cinco locais de São Paulo receberão, cada um, uma série de instalações criadas pelo artista. São eles são: Parque do Ibirapuera, Teatro Oficina, Pinacoteca do Estado, Parque Mario Covas e Casa das Rosas.
(Luis Vieira/Especial para brpress)
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149; (11) 2168-1700