Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Elvis retratado por Andy Warhol: provocativo e irônico.DivulgaçãoElvis retratado por Andy Warhol: provocativo e irônico.Divulgação

Warhol invade a Pinacoteca

(São Paulo, brpress) – Mostra, que abre neste sábado (20/03), traz outros olhares e lado menos explorado do ícone da pop art, como vídeos e instalações. Por Luis Vieira.

(São Paulo, brpress) – A Estação Pinacoteca recebe a partir deste sábado (20/03), às 11h, a mostra Andy Warhol, Mr. America” que ficará aberta ao público até o mês de maio (23/05). Essa mesma exposição já havia sido vista no ano passado pelos colombianos.

Sem deixar de trazer as mais do que familiares gravuras de Marilyn Monroe e das latas de sopa Campbell´s, a exposição procura, por outro lado, inovar, revelando uma outra faceta de Warhol mais crítica e socialmente atuante.

Irônico

Isso é feito através de uma contemplação das obras aliada às figuras retratadas e ao momento social em que se encaixam. Seja em um Mao-Tsé-Tung escandalosamente colorido, ou em um quadro de uma cadeira elétrica no padrão de decoração para uma sala de estar. Apesar de não figurar no título e nem em um primeiro olhar, a ironia crítica permanece de maneira implícita e indissociável às peças.

Outra diferenciação dessa mostra é o resgate do lado mais experimental e menos difundido de Warhol. Há 17 vídeos produzidos por ele e mais uma série de obras em diferentes suportes, chegando até mesmo a instalações, que ultrapassam a limitação da mera designação de pop-art.

Direitos civis e homossexualidade

Momentos importantes como a luta pelos direitos civis dos negros e tabus da época, como a homossexualidade, não escaparam do olhar do artista, sendo retratados de maneira provocadora e instigante.

Portanto, ao procurar apenas ver séries de imagens de celebridades em experimentos de cor e sequência, o público só estará tateando a casca, enquanto existe um conteúdo bem mais engajado na reflexão das peças de Warhol.

Ingressos: R$ 3,00 a R$ 6,00 e grátis aos sábados.

Visitação:  ter. a dom., das 10h às 18h. Até 23/05.

(Luis Vieira/Especial para brpress)

Estação Pinacoteca – Lgo. General Osório, 66; (11) 3335-4990

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate