
Warhol invade a Pinacoteca
(São Paulo, brpress) – Mostra, que abre neste sábado (20/03), traz outros olhares e lado menos explorado do ícone da pop art, como vídeos e instalações. Por Luis Vieira.
(São Paulo, brpress) – A Estação Pinacoteca recebe a partir deste sábado (20/03), às 11h, a mostra Andy Warhol, Mr. America” que ficará aberta ao público até o mês de maio (23/05). Essa mesma exposição já havia sido vista no ano passado pelos colombianos.
Sem deixar de trazer as mais do que familiares gravuras de Marilyn Monroe e das latas de sopa Campbell´s, a exposição procura, por outro lado, inovar, revelando uma outra faceta de Warhol mais crítica e socialmente atuante.
Irônico
Isso é feito através de uma contemplação das obras aliada às figuras retratadas e ao momento social em que se encaixam. Seja em um Mao-Tsé-Tung escandalosamente colorido, ou em um quadro de uma cadeira elétrica no padrão de decoração para uma sala de estar. Apesar de não figurar no título e nem em um primeiro olhar, a ironia crítica permanece de maneira implícita e indissociável às peças.
Outra diferenciação dessa mostra é o resgate do lado mais experimental e menos difundido de Warhol. Há 17 vídeos produzidos por ele e mais uma série de obras em diferentes suportes, chegando até mesmo a instalações, que ultrapassam a limitação da mera designação de pop-art.
Direitos civis e homossexualidade
Momentos importantes como a luta pelos direitos civis dos negros e tabus da época, como a homossexualidade, não escaparam do olhar do artista, sendo retratados de maneira provocadora e instigante.
Portanto, ao procurar apenas ver séries de imagens de celebridades em experimentos de cor e sequência, o público só estará tateando a casca, enquanto existe um conteúdo bem mais engajado na reflexão das peças de Warhol.
Ingressos: R$ 3,00 a R$ 6,00 e grátis aos sábados.
Visitação: ter. a dom., das 10h às 18h. Até 23/05.
(Luis Vieira/Especial para brpress)
Estação Pinacoteca – Lgo. General Osório, 66; (11) 3335-4990