Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Angeli: traços que remontam um pedaço da nossa história. DivulgaçãoAngeli: traços que remontam um pedaço da nossa história. Divulgação

Occupy Angeli

(São Paulo, brpress) - Programa Ocupação, do Itaú Cultural, reúne várias facetas do cartunista: em preto e branco e em cores - em crise ou não.

(São Paulo, brpress) – Lá se vão pouco mais de quatro décadas desde que o cartunista e chargista Arnaldo Angeli Filho, ou simplesmente Angeli, teve seu primeiro desenho publicado pela extinta revista Senhor. Para celebrar a vasta e genial obra do cartunista craque na arte de armar para que seus personagens direcionem mediocridade, raiva e loucura contra si mesmos, o Itaú Cultural realiza a mostra Ocupação Angeli.  

    São mais de 880 obras, além de fotos de arquivo pessoal e vídeos do artista. A Ocupação ainda exibe tiras publicadas no jornal Folha de S. Paulo, as capas da revista Chiclete com Banana, publicadas por Angeli entre 1985 e 1990, e os primeiros quadrinhos criados por ele, como o personagem Feijão.

    Não ficaram de fora suas charges políticas e as histórias dos Los 3 Amigos, série de aventuras por Angeli e os amigos Laerte e Glauco, este último morto em 2010. Além disso, foram confeccionados especialmente para a mostra, que reproduzem capas de álbuns fictícios.

Tipos urbanos

    No jornal Folha de S. Paulo, Angeli publica charges a partir de 1973, e desde 1983, tiras diárias de personagens que retratam tipos urbanos, com destaque para Rê Bordosa, Bob Cuspe e Wood & Stock.

    Em 1980, publica pela editora Circo, a revista Chiclete com Banana, que lança novo elenco de personagens de sua autoria, como Walter Ego, Rigapov, Rhalah Rikota, Bibelô e Nanico, Ritchi Pareide, Aderbal e Os Skrotinhos.

    Em 1995, publica FHC: Biografia Não Autorizada, pela Editora Ensaio, coletânea de charges produzidas durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Em 2008, é homenageado no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, que apresenta Angeli/Genial, retrospectiva da produção do cartunista.

    Atualmente, o cartunista desenha para a Folha de S. Paulo e para o seu site no portal UOL, com destaque para as tiras Let´s Talk About Sex, Luke e Tantra e, na “net-novela” A Morta Viva Rê Bordosa.

Visita virtual

    Uma extensão de Ocupacão Angeli está disponível no hotsite da mostra [LINK http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/], onde também há programação completa.

Mostra HQ

    Paralelamente à exposição, o Itaú Cultural exibe a Mostra HQ, uma seleção de filmes relacionados ao mundo das histórias em quadrinhos e animações. As sessões serão realizadas entre 29 de março e 1º de abril.  

Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 20h. Até 29/04.

A entrada é franca.

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149; (11) 2168-1777; www.itaucultural.org.br

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate