
Lee Bul pela primeira vez
(Londres, brpress) - Southbank Centre se prepara para receber trabalhos nada convencionais na primeira exposição da artista coreana já realizada em Londres.
(Londres, brpress) – Em 1997, o Museu de Arte Moderna de Nova York, MoMA, tirou uma obra de arte de Lee Bul porque estava cheirando muito mal. Intitulada Majestic Splendor, a instalação era feita de peixes podres bordados com lantejoulas. Agora, a capital do país do fish and chips (peixe e batata fritos) se prepara para receber este e muitos outros trabalhos de Lee Bul em Crashing, a primeira exposição de obras da artista coreana já realizada, reabrindo a Galeria Hayward, do Southbank Centre.
Muito mais que só fedentina, o trabalho de Bul é contemporâneo, superinteligente e provocante: questiona o patriarcado e a participação das mulheres nas esferas de poder da sociedade. As formas que ela cria podem ser comparadas a monstros e lembram figuras que ficaram no imaginário das crianças que assistiam a desenhos e seriados japoneses nos anos 70 e 80. Foi nesta última década que Lee Bul começou a despontar – e chocar – no circuito da arte.
Lee Bul: Crashing
De 30/06 a 19/08
Southbank Centre – SE1 8XX. London
Visitação: Segundas, das 12h às 18h; terças, quartas e domingos, das 11h às 19h, quintas e sextas, das 11h às 20h
Ingressos £ 14,50 (cerca de R$ 70)