Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mulher Sentada Apoiada sobre os Cotovelos (1939)Mulher Sentada Apoiada sobre os Cotovelos (1939)

Picasso e cia grátis em SP

(São Paulo, brpress) - Abertura para o público acontece nesta quarta (25/03), mas a brpress viu a mostra em primeira-mão. É um show. Por Juliana Resende.

(São Paulo, brpress) – Os apertados corredores e as sinuosas escadarias do magnífico prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo, prometem ser palco de quilométricas filas enquanto durar a exposição gratuita Picasso e a Modernidade Espanhola, até 08 de junho. A abertura para o público acontece nesta quarta (25/03), mas a brpress viu a mostra em primeira-mão. É um show.

    Os números de visitantes em exposições de mestres das artes estão passando de meio milhão de pessoas, costumeiramente, em São Paulo. Foi assim com a nem tão conhecida do grande público Yayoi Kusama, no Instituto Tomie Ohtake, e, recentemente, com a mostra no mesmo local do surrealista Salvador Dalí – que alíás, está na expo de Picasso e cia no CCBB-SP, representado com Retrato de Gala com um Turbante.

    Apesar de mesclar obras de artistas influenciados e/ou contemporâneos de Picasso – destacando Miró, Gris e Dalí – às do mestre, ele é o astro e seus quadros (a maioria das 90 obras expostas) valem a visita aos oito módulos da coleção do Museu Nacional Centro de Arte da Reina Sofia, de Madri. Há pinturas icônicas como Cabeça de Cavalo (Esboço para Guernica – que não está na seleção e já veio ao Brasil, na Bienal de SP) e desenhos-estudo para sua obra-prima.

Fecundo

    O texto da mostra – que já deu o que falar no circuito internacional quando estreou no Palazzo Strozzi, em Florença – ressalta a alta “fecundidade” da obra de Picasso e a relaciona com a intensa presença de figuras femininas em quadros famosos como O Pintor e a Modelo, Retrato de Dora Maar e Mulher Sentada Apoiada nos Cotovelos. Sim, elas estão no CCBB.

    Além das mulheres, telas “musicais” ganham destaque como Os Cegos Músicos, de Vásques Diaz, e Mulher com Violão, de María Blanchard, única mulher da exposição e argentina de nascença. Igualmente deslumbrante é Os Congrios, o Picasso mais reluzente, gastronômico e catalão – como a essência do artista-mito que levanta até a parte da mostra reservada ao subsolo.

Depois de São Paulo, Picasso e a Modernidade Espanhola segue para o CCBB-RJ, de 24 de junho a 07 de setembro de 2015.

(Juliana Resende/brpress)

CCBB- SP – Visitação: quartas às segundas-feiras, das 9h às 21h. Grátis. 25/03 a 08/06/15/ Rua Álvares Penteado, 112; (11) 3113-3651

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate