Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Estátua de Violette SzaboEstátua de Violette Szabo

Tour das poderosas em Londres

(Londres, brpress) - Brasileira londrina Helô Righetto, co-fundadora da plataforma Conexão Feminista, criou o Tour das Mulheres, que teve mais uma edição neste Dia Internacional da Mulher.

(Londres, brpress) – Londres é uma cidade cheia de história. São séculos de batalhas, conquistas, descobertas e revoluções. É aí que entram as mulheres notáveis que tanto avançaram em questões fundamentais dos direitos femininos e na igualdade de gêneros. Para honrar e divulgar este legado, a brasileira londrina Helô Righetto, co-fundadora da plataforma Conexão Feminista, criou o Tour das Mulheres, que teve mais uma edição neste Dia Internacional da Mulher. 

Ao todo são 15 pontos visitados a pé, todos retratando a história de grandes mulheres, famosas e anônimas, num passeio guiado em português. Os 6 km perpassam estátuas, monumentos, pinturas em museus, pontes e as blue plaques (as placas azuis que indicam figuras notáveis em Londres). O ingresso custa £16 (cerca de R$ 80). 

Famosas e anônimas

Entre as figuras femininas estão: cientistas, políticas, espiãs, artistas, guerreiras (literalmente), pedreiras, conhecidas, como Emmeline Pankhurst, a líder sufragista, e outras mais anônimas, como Violette Szabo, uma agente secreta. “Faço esse tour desde julho de 2017, ele é o resultado da união de duas coisas importantes na minha vida: falar de Londres – sou autora de dois guias da cidade: Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados e Quase Londoner – e falar de mulheres”. 

Helô é mestre em Estudos de Gênero e chamou Juliana Fleig, historiadora e pesquisadora de gênero, para dar forma ao tour. “Há muito o que aprender passeando pela cidade, descobrindo suas ruas, museus, monumentos e pontos turísticos, inclusive como as mulheres fizeram parte dessa história complexa”, comenta.

Além de revelar as heroínas, contar seus legados e compartilhar o aprendizado, o passeio por Londres enriquece a bagagem das interessadas e interessados na história de mulheres notáveis. Além do conteúdo, tem o visual: o tour passa por um trajeto que proporciona um belo visual da cidade. Só não vale subir no salto.