Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cortiços de São Paulo ganham exposição e livro.DivulgaçãoCortiços de São Paulo ganham exposição e livro.Divulgação

Janela para o cortiço

(São Paulo, brpress) – Vida nas tradicionais e problemáticas moradias populares ganha registro em livro e mostra na Estação Júlio Prestes, a partir de quinta (29/07).  

(São Paulo, brpress) – A Estação Júlio Prestes recebe, a partir desta quinta-feira (29/07), às 19h30, a exposição Cortiços – Redesenhando Espaços de [sobre]Vivência e o lançamento do livro Cortiços – A Experiência de São Paulo, que contam parte da história das moradias de aluguel utilizadas para acomodar imigrantes estrangeiros atraídos pelo desenvolvimento industrial de São Paulo no século19 e que, hoje, servem de abrigo para população de baixa renda na capital paulista.

A mostra é composta por 36 fotos de Fabio Knoll, que ilustra, ao lado de imagens do Arquivo do Museu da Cidade de São Paulo, o livro organizado por Alonso López, Elisabete França e Keila Prado Costa. Os dois trabalhos também apresentam as ações implementadas em 2005, pela Prefeitura de São Paulo, para melhoria das condições de vida nos cortiços.

Mudanças

    Em 2005, a Prefeitura de SP, em parceria com a Companhia Habitacional de Desenvolvimento Urbano (CDHU), baseada na Lei Moura, de 1991, passou a exigir dos proprietários de cortiços padrões mínimos para habitação. Desde então, foram vistoriados 1.814 imóveis  na região central, dos quais 36 sofreram reformas, 280 estão em obras e 66 interditados por apresentar risco de vida aos moradores.
 
A distribuição do livro Cortiços – A Experiência de São Paulo é gratuita.

A entrada para a exposição custa R$ 2,65, o valor do bilhete de trem.  

A exposição, que abre para público nesta sexta-feira (30/07), pode ser visitada todos os dias da semana durante o horário de funcionamento da estação, das 4h às 24h. Até 31/08.
 
Estação Júlio Prestes – Praça Júlio Prestes, 148; (11) 3397-3814

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate