Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Imagem nas ruas de LondresImagem nas ruas de Londres

Mulheres de Dorothy Bohm

(Londres, brpress) - "Sempre achei vantagem ser mulher; mulheres são, muitas vezes, vistas como menos ameaçadoras do que os homens", diz fotógrafa.

(Londres, brpress) – As mulheres são o destaque na mostra de 33 fotografias coloridas da célebre fotógrafa Dorothy Bohm no Museu de Londres. Muitas destas instigantes imagens de afirmação da vida são exibidas ao público pela primeira vez. A exposição é grátis, e o museu vale a visita.

    Women in Focus (Mulheres em Foco, em português) reúne fotos a partir dos anos 1990 até o presente, que se contrapõem às imagens das mulheres que estão sempre presentes na publicidade, obras de arte e vitrines. Suas mulheres são reais, vivem e trabalham na capital britânica.

    A mostra tem como objetivo capturar os muitos papéis da mulher na sociedade,  como profissionais  e na família, e refletir sobre como são vistas e como vêem os espaços públicos como lojas, cafés e ruas de Londres. As obras revelam alguns dos contrastes, semelhanças e discrepâncias entre os ideais e expectativas das mulheres e a vida em situações cotidianas.

Humanista

    “Fui chamada de uma fotógrafa humanista, e por isso é muito natural para mim ter focado minha atenção e minha câmera em mulheres em todo o mundo, em minhas viagens”. Nascida na Prússia Oriental, em 1924, e residente em Inglaterra desde 1939, Dorothy Bohm é amplamente reconhecida como um dos expoentes da fotografia britânica.

Uma outra Londres

    Ela realizou inúmeras exposições, tanto no Reino Unido quanto no exterior, e 14 livros foram publicados sobre sua obra. Em 2009, Bohm foi eleita membro honorário da Royal Photographic Society. Seis de suas imagens em preto e branco recentemente fizeram parte da exposição Uma Outra Londres (Another London),na Tate Britain.

    “Londres tem sido minha casa há mais de 60 anos e, de fato, as mulheres aparecem  muitas vezes em minhas fotografias de Londres. Quando o Museu de Londres ofereceu-me uma exposição, eu estava feliz por poder homenagear as mulheres de Londres.”

    A fotógrafa completa: “Como uma mulher fotografando mulheres, espero que tenha mostrado em minhas fotos que eu entendo, simpatizo e posso me  identificar com os meus objetos. Eu nunca quero tirar fotos dolorosas. Tentei mostrar a contribuição das mulheres para a diversificada, emocionante, colorida e, às vezes, estressante vida de Londres.”

Olhar feminino

    “Interesso-me em saber se, ao olhar para as minhas imagens, seja óbvio que elas tinham sido feitas por uma mulher. Perguntei a um historiador de fotografias, que conhecia meu trabalho muito bem, sobre essa questão. Ele respondeu que, em geral, ele não pensava assim, mas que, de fato, algumas das fotografias só poderiam ter sido feitas por uma mulher”, conta ela.

    “Devo acrescentar que eu sempre achei uma vantagem ser mulher. As mulheres são, muitas vezes, vistas como menos ameaçadoras do que os homens, e têm mais facilidade para expressar empatia e emoção através da intuição”, avalia Dorothy.

    Segundo a curadora da mostra, Charlotte Samuels, “ao longo dos 70 anos da carreira de Dorothy , que incluiu ajudar  a configurar a Photographers’ Gallery, um número crescente de mulheres encontraram na  fotografia  uma profissão. Ela foi uma pioneira, e é fascinante vê-la desenvolver a sua preocupação com o tema da mulher e do olhar feminino”.

Filmes

    Nesta terça (05/02), das 13h às 13h40, o Museu de Londres exibe gratuitamente dois curtas-metragens que exploram a vida e obra da fotógrafa Dorothy Bohm: Dorothy Bohm – Fotógrafa  e um documentário da BBC da série Making, que será seguido pelo filme Dorothy Bohm, Life in Pictures (2010), de Katy Isaacs.

    Mais informações sobre Dorothy Bohm aqui.

    Horário de visitação: segunda a domingo, das 10h às 18h. Até 17/02. Entrada franca.

Museum of London – 150 London Wall
London EC2Y 5HN; +44 020 7001 9844

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate