Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Annie Leibovitz por ela mesmaAnnie Leibovitz por ela mesma

Três livros de fotografia que colocam 2017 em foco

São lançamentos fotográficos em diferentes áreas: conflitos, retratos e moda/celebridades por, respectivamente, McCurry, Leibovitz e Avedon.

(brpress) – 2017 foi um ano rico em livros de fotografia. Tivemos três lançamentos emblemáticos em diferentes áreas: conflitos, retratos e moda/celebridades, por, respectivamente, McCurry, Leibovitz e Avedon. 

O olhar humanitário e questionador de Steve McCurry veio em Afghanistan (Taschen), em que retrata o Afeganistão de 1976 a 2016 – da invasão soviética à americana, no pós-11 de setembro. Estivemos com esse mestre da Magnum Photos em Londres e trouxemos uma entrevista exclusiva. 

Diferentes

O poder dos retratos pelas lentes da mestra Annie Leibovitz ficou por conta de Portraits 2005-2016 (Phaidon). Foi o terceiro livro da série retratando pessoas das mais diversas estirpes, credos e castas: da cantora Rihanna, em Havana, Cuba, a Aung San Suu Kyi, Prêmio Nobel da Paz cuja atuação como o equivalente a primeira ministra de Burma vem sendo criticada devido à vista grossa ao atual genocídio do povo Rohingya no país. 

O livro de Leibovitz traz ainda fotos de representantes de diferentes esferas do poder, como Michelle Obama e Harvey Weinstein, que ganhou manchetes este ano como um dos maiores assediadores sexuais de Hollywood. 

Leibovitz, que a Biblioteca da Casa Branca define como “lenda viva”, diz que tão importantes quanto os retratados neste livro (que sucede Photographs, 1970-1990 e A Photographer’s Life, 1990-2005) são os locais em que eles foram clicados. “A história, os sons e cheiros dos lugares influenciam uma foto de um modo impossível de se alcançar em estúdio”, ensina. Aliás, a fotógrafa está ministrando aulas online no site Masterclass. 

Divergentes

Richard Alvedon (1923- 2004), um dos maiores fotógrafos de moda e celebridades de todos os tempos, volta aos holofotes com a polêmica biografia Avedon: Something Personal. A fundação que cuida do espólio e obra do fotógrafo pediu à editora Spiegel & Grau, de propriedade da gigante Random House, que tire o livro de circulação, por conter “incorreções”. 

Os autores Norma Stevens e Steven M.L. Aronson afirmam que Avedon era bissexual e teve um longo caso com o diretor Mike Nichols. A editora se recusou a rever a edição alegando que Norma Stevens foi uma das fundadoras da Richard Avedon Foundation e que o próprio fotógrafo outorgou a ela a tarefa de propagar seu legado. Ambos conviveram mais de 30 anos.

Nenhum dos três livros havia saído no Brasil até a publicação deste conteúdo. 

#brpressconteudo #livrosdefotografia #livros #fotografia #richardavedon #annieleibovitz #stevemccurry

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate