Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ansiedade máxima

(Johanesburgo, brpress) - Coréia do Norte. Pouco se sabe sobre o primeiro adversário brasileiro, mas Neto contou que o centro-avante deles é perigoso e veloz. Kaká terá marcação especial. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(Johanesburgo, brpress) – Todos nós estamos ansiosos com a estreia da seleção brasileira. Imagine então os jogadores! É aquilo que a gente já disse: em Copa do Mundo, quando o time é um dos favoritos e tem craques reconhecidos, a expectativa do primeiro jogo sempre aumenta.

Hoje, numa roda de jornalistas, todos perguntavam e falavam sobre a Coréia do Norte. É, verdadeiramente, um time desconhecido da maioria. Como o próprio país, pouco se sabe sobre o primeiro adversário brasileiro. O craque Neto contou que o centro-avante deles é perigoso e veloz. Além disso teria prometido fazer um gol por jogo nesta Copa.

Outra coisa que vazou é que Kaká receberá uma marcação especial. Por isso, estamos preocupados com quem fará a armação alternativa para municiar nosso ataque. Dunga poderia sacar Elano, recuar Robinho e colocar Nilmar ao lado de Luiz Fabiano. E poderia escalar Ramirez no lugar de Felipe Melo.

Vamos ter de suportar o time de Dunga. Mas ele é o técnico. Por isso, tem a responsabilidade e o direito de escolher o seu time. Mas terá de suportar depois as críticas se a coisa não der certo.

BASTIDORES

De viatura

Os locutores Eder Luiz e Oswaldo Maciel passeavam na manhã deste domingo (13/06) pelo centro de Johanesburgo. Uma viatura policial os abordou. E os alertou que eles não deveriam se expor desta forma. Ambos voltaram na viatura para o hotel, por segurança.

Mão inglesa

Johanesburgo tem um anel viário mais completo que o de São Paulo. E várias vias expressas, dignas do primeiro mundo. Mas se acontece um acidente, o trânsito pára. Aqui está o maior índice do mundo de acidentes automobilísticos. Não podemos esquecer que a mão inglesa complica.

Público VIP

As arquibancadas dos estádios da África ficam vazias até praticamente meia hora antes de cada jogo. Quando vai se aproximando o início de cada partida a galera ocupa seu lugar, com ordem e respeito. Realmente, o público dos Mundiais se diferencia da torcida normal que vai sempre aos estádios.

Dunga X imprensa

É humilhante a situação da imprensa brasileira aqui na África. Especialmente os repórteres que cobrem a seleção brasileira. Neste domingo (13/06), por exemplo, Dunga treinou seus jogadores e não deixou a imprensa entrar. Os jornalistas ficam impotentes e sem muita ação.

Messi

Até agora, o craque da Copa é Messi, que não marcou contra a Nigéria, mas jogou um belo futebol. Aliás, o goleiro africano Enyeama jogou barbaridade. Catou algumas bolas muitas difíceis e fez defesas milagrosas. Ele joga em Israel e já está sendo cobiçado por outros clubes europeus.

Terrorismo

Felizmente a previsão de atentados não se confirmou no jogo entre Estados Unidos e Inglaterra. O forte esquema de policiamento em Rustenburg pode ter inibido qualquer iniciativa terrorista. Quem acompanhou a movimentação na cidade, percebeu o excesso de policiais.

TOQUE FINAL

Neste sábado (13/06), tive uma alegria especial no Montecasino, complexo de lojas e restaurantes que existe aqui em Johanesburgo. Na praça central, vários torcedores de todo mundo se confraternizavam.

De repente, encontro três conterrâneos ribeirão-pretanos com uma bandeira que ostentava os escudos do Comercial e Botafogo. Fiquei em êxtase.

Dois deles são velhos frequentadores de Mundiais. Cabral e Paulo Hamilton. Eles estavam com o Marolo, corretor de imóveis, cujo escritório fica na Vila Elisa, de Ribeirão Preto.

Paulo Hamilton contou-me que está vivendo em Fortaleza. Ele foi um dos melhores jogadores de futebol de salão que eu vi jogar. Cabral também jogava muito bem, só que futebol de campo e salão.

O tempo passou, as barrigas ficaram protuberantes, mas a paixão pelas Copas continua. Tenho certeza que eles estão na lista dos torcedores com o maior número de Mundiais. Poderiam até receber uma homenagem da FIFA.

Gostaria de encontrar também aqui barretenses, jalesenses, andreenses e outros cidadãos de diversas cidades que publicam essa coluna – aiás, cidadãos do mundo.    

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Blog do Leitor.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate