Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Depois do day after

(Porto Elizabeth, brpress) - O tempo vai curar essa ferida do torcedor brasileiro. E o perigo é cometer injustiças na caça às bruxas. Mais: bastidores e renovação da seleção. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(Porto Elizabeth, brpress) – Depois de uma desclassificação de Copa do Mundo, é comum começar o caça as bruxas. O vilão da hora chama-se Felipe Melo.
 
   Não se pode negar que o volante teve muita responsabilidade na derrota para a Holanda. Mas, friamente, não se nega também que foi dele o passe para Robinho marcar o gol brasileiro.
 
   No entanto, a característica de jogo de Felipe Melo sempre foi conhecida. Mais do que isso, comentários foram feitos alertando ao técnico Dunga da temeridade de mantê-lo no time. No Campeonato Italiano, ele sempre tomou muitos cartões amarelos e vermelhos.
 
   O lance com Pepe, na partida com Portugal, em Durban, mostrou que cesteiro que faz um cesto faz um cento. Dunga teve de substituí-lo, porque fatalmente ele seria expulso de campo por jogo violento.
 
   Sem querer colocar Felipe Melo na cruz como o único culpado, essa responsabilidade deve ser dividida primeiramente com Dunga e sua comissão técnica.
 
   Outras discussões podem ser estabelecidas. A falha de Julio César no primeiro gol e a falta de bom posicionamento da defesa na virada holandesa também devem ser ressaltados.
 
   Além disso, os candidatos a craques da Copa, Robinho e Kaká, no momento que mais se precisou deles, quando era necessário o Brasil ter jogadores decisivos, faltaram a categoria e a liderança.
 
   O tempo vai curar essa ferida do torcedor. E o perigo é cometer injustiças na caça às bruxas.
 
BASTIDORES
 
Tática

   Mais do que eliminar a Argentina, a Alemanha humilhou o adversário. Goleada implacável e um show tático de Joaquim Low em Diego Maradona. A exemplo de Itália, Inglaterra e Brasil, vai embora mais um favorito para conquistar a Copa. E Klose vai chegando perto do seu sonho que é a artilharia de Mundiais.
 
Kaká

   A partir de agora, com o Brasil eliminado da Copa do Mundo, se saberá a verdade da situação física de Kaká. O meia deverá ser examinado novamente. Há quem diga que não está afastada a possibilidade de cirurgia. Percebeu-se claramente que Kaká não estava na plenitude da sua forma, porque seus arranques não eram os mesmos de antigamente.
 
Arrependimento

   Um dia, Dunga vai confessar que se arrependeu de convocar Kleberson. Assim, ele não chamou alguém para disputar posição com Felipe Melo. Porque Ramirez não tem a característica do jogador da Juventus. E Josué nem deveria ser convocado. Muitas verdades serão ditas e descobertas, com o passar do tempo.
 
Replay

  A Fifa deu uma determinação para os controladores dos placares eletrônicos dos estádios da África do Sul: cuidado na repetição das imagens do jogo. Porque depois daquele gol não validado de Lampard contra a Alemanha, os torcedores ficaram ainda mais irados com a arbitragem. Aliás, os próprios árbitros estão redobrando os cuidados.
 
Dá-lhe, Uruguai

   A classificação uruguaia aconteceu com uma carga de raça e emoção que relembraram a velha celeste olímpica. Foi um jogo equilibrado. Mas da mesma forma que os sul-africanos torceram desesperadamente por Gana, preferi o Uruguai, país simpático e vizinho. E onde tenho amigos queridos, muito queridos. Raul, Ximena, Ricardo, estão vibrando.
 
Merecido

   Não se pode esquecer que a Holanda fez um belíssimo segundo tempo contra o Brasil. E o bom esportista reconhece a superioridade do adversário. Fomos melhores no primeiro tempo, porém marcamos apenas um gol. E o bandeira coreano anulou o outro gol de Robinho. Na segunda etapa, eles foram melhores e marcaram dois gols. 
 
TOQUE FINAL
 
Na África, Lula não recebeu os jogadores brasileiros em Brasília. Quando se perde ninguém quer dividir o fracasso. E Ricardo Teixeira já pensa na Copa de 2014.

   A torcida quer mesmo é saber quem será o substituto de Dunga. Alguns nomes estão sendo especulados: Felipão e Mano Menezes são os mais citados.
 Vai acontecer um forte lobby em torno do presidente da CBF. Tomara que ele decida com independência. Porque todas as vezes que a influência política prevaleceu, a própria seleção sofreu o reflexo.

   A partir da escolha do novo técnico, começará a renovação. Pelo menos 10 jogadores do atual elenco não estarão na próxima Copa. E não podemos esquecer que o planejamento deverá ser criterioso, porque não disputaremos eliminatórias.

   Torcedores devem estar vigilantes e conscientes. Cobrar medidas acertadas e adequadas é o mínimo que se exige. Cuidado porque pau que nasce torto morre torto.

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Blog do Leitor.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate